Editora Movimento lança “Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina”, de Pedro Fuentes
Detalhe da capa de Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina (e nossa história)

Editora Movimento lança “Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina”, de Pedro Fuentes

Livro de Pedro Fuentes analisa a história de lutas e revoluções da América Latina, relacionando-a à experiência da organização trotskista fundada por Nahuel Moreno.

Editora Movimento 16 nov 2021, 19:24

A Editora Movimento apresenta seu novo lançamento: o livro Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina (e nossa história), de Pedro Fuentes. Nascido em Pergamino (Argentina), em 1943, Fuentes é militante socialista desde os anos 1960 e foi dirigente, em seu país natal, do Partido Socialista de los Trabajadores (PST) e do Movimiento al Socialismo (MAS). Internacionalista, atuou em diversos países do mundo. Radicado no Brasil desde os anos 1990, Pedro Fuentes foi fundador do Movimento Esquerda Socialista (MES) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O livro sintetiza décadas de militância revolucionária, confundindo-se com a própria biografia do autor, relacionando-a à história de lutas e revoluções da América Latina. Em particular, o livro traça um balanço da rica experiência de uma das mais vibrantes correntes trotskistas – a organização fundada por Nahuel Moreno, na Argentina, em fins dos anos 1940 e que, mesmo após mudanças e divisões, originou uma tradição trotskista que se desenvolveu em partidos e correntes em todo o continente latino-americano e no mundo.

Dividido em duas partes, o livro inicia-se com uma reconstrução histórica e análise de importantes lutas e revoluções na América Latina, em particular aquelas que mobilizaram a geração “sessentista” da qual Pedro faz parte, como as revoluções Boliviana, Cubana, Peruana, Chilena e Nicaraguense, além dos enfrentamentos aos golpes, à contrarrevolução e ao imperialismo no continente. A segunda parte, por sua vez, debruça-se sobre as lutas do presente e os desafios para a construção de alternativas socialistas e populares nas primeiras décadas do século XXI.

Como afirmou Israel Dutra na apresentação do livro,

É preciso defender o marxismo revolucionário das deturpações que os fascistas propagam. E também é necessário dar o combate contra as falsificações stalinistas e todas as variantes de marxismo vulgar. Por isso, o principal objetivo de Pedro Fuentes e da Editora Movimento com a publicação desta obra é armar as gerações atuais com uma reflexão, ao mesmo tempo apaixonada e informada, da história de lutas de um continente inteiro e do legado de revolucionários que entregaram suas melhores energias a serviço de um projeto emancipador e que habitam até hoje em nossas utopias. Esta obra abre o caminho para outro tipo de conhecimento, que busca seguir o fio de continuidade de uma luta que é também a nossa história.

Oferecer tal fio de continuidade entre as lutas do passado e do presente, além de compartilhar com a vanguarda lutadora e com nossa militância a história de combate de uma importante tradição revolucionária, sintetizada na vida e na experiência de Pedro Fuentes: eis precisamente o objetivo da nova publicação da Editora Movimento. Garanta já sua cópia com a militância do Movimento Esquerda Socialista em todo o Brasil! Boa leitura!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão