Revista Movimento n. 39
Conheça a edição especial da Revista Movimento sobre os 10 anos das Jornadas de Junho de 2013! Compre seu exemplar através de representantes da Revista ou entre em contato com a Editora Movimento pelo telefone 5195455051
Junho de 2013, dez anos depois
A Revista Movimento apresenta sua edição comemorativa dos 10 anos de junho de 2013, o mês que testemunhou o maior levante popular e juvenil do Brasil nos últimos tempos. Mobilizados inicialmente contra o aumento das tarifas dos transportes públicos, centenas de milhares de ativistas tomaram as ruas e expressaram um amplo repúdio ao regime político, às desigualdades do capitalismo e aos limites da democracia formal.
Naquele junho, os governos foram confrontados e uma nova etapa política de lutas se desdobrou pelo país. As demandas das ruas ultrapassaram o tema das tarifas e abrangeram questões como educação, saúde, moradia, participação política, direitos civis e direito à cidade.
Dez anos depois, a conjuntura nacional é diferente, mas os principais elementos de junho seguem atuais, como demandas ainda não realizadas.
Na interpretação dos acontecimentos históricos, é frequente que haja, da parte de setores céticos, uma tentativa de desmoralizar a mobilização popular. Mas não é essa a nossa posição.
Aos 10 anos das Jornadas de Junho, a Revista Movimento dá voz àquelas e àqueles que vivenciaram de perto aqueles dias de luta, que atuaram ativamente na preparação, na execução e no desdobramento dos acontecimentos.
Nesta publicação, queremos valorizar e defender a memória daquele evento histórico, estimular a reflexão a respeito dele e dos anos que seguiram, em âmbito nacional e internacional. Assim, fornecemos também uma ferramenta para a formação política, a disputa de ideias e a preparação de novas lutas.
Os artigos desta edição dividem-se em três partes. A primeira, denominada O acontecimento, volta-se ao resgate histórico e reflexão sobre os acontecimentos de junho de 2013, incluindo seus antecedentes e explicações. Contribuem para essa seção os autores Pedro Serrano, Matheus Trevisan, Adriana Herz Domingues, Roberto Robaina, Pedro Fuentes e Bruno Magalhães.
Em seguida, na seção O simulacro, Israel Dutra e Alex da Matta abordam, principalmente, os esforços de reversão do processo desencadeado por junho, promovidos pelo regime político, que resultaram na complexa situação nacional.
Por fim, em Dez anos depois, são debatidas as tarefas atuais, a situação brasileira e mundial à luz do evento histórico que é tema central desta publicação. Contribuem nesse trecho os autores Nathi Bittencourt e Fabi Amorim, Vivi Reis, Henrique Carneiro, Fernanda Melchionna, Josemar Carvalho e Vladimir Safatle.
Completando a edição, trazemos duas entrevistas, com Camila Souza e Thiago Aguiar, e anexos contendo documentos assinados pelo Movimento Esquerda Socialista e pelo movimento Juntos! no calor dos acontecimentos de 2013.
Dez anos depois, continuamos defendendo o legado das Jornadas de Junho.
Boa leitura!