Sobre a Revista Movimento

A Revista Movimento é uma publicação teórico-política orientada para o debate de ideias entre os socialistas, a elaboração programática e a ação política. Editada trimestralmente desde março de 2016, a revista recebe contribuições de intelectuais marxistas, militantes políticos e ativistas de movimentos sociais. Desde julho de 2017, o portal movimentorevista.com.br amplia a revista impressa com posições sobre a conjuntura e reflexões internacionais traduzidas diretamente de nossas revistas parceiras. Na versão web, encontram-se disponíveis todas as revistas já publicadas e por meio dela é possível adquirir as edições impressas.

Impulsionada pelo Movimento Esquerda Socialista, organização política fundadora do PSOL, a Revista Movimento veicula as posições de nossa organização e pretende organizar espaços para o debate mais amplo com nossos parceiros nas lutas sociais e na elaboração do pensamento crítico produzido dentro e fora da academia.

Fale conosco em redacao@movimentorevista.com.br.

Expediente

Diretor
Thiago Aguiar

Web
Tiago Madeira

Projeto gráfico
Adria Meira

Equipe editorial
Charles Rosa
Flávia Brancalion
Giovanna Marcelino
Gustavo Rego
Marcelo Martino
Pedro Micussi

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Na 16ª edição, estão disponíveis dois dossiês. No primeiro, sobre o ecossocialismo, podem-se se encontrar as recentes teses de Michael Löwy, além de uma entrevista com o sociólogo e dirigente da IV Internacional. Também publicamos uma entrevista com Zé Rainha, dirigente da FNL, sobre sua trajetória de luta e os desafios dos socialistas no Brasil; uma entrevista com Antônia Cariongo, dirigente quilombola e do PSOL-MA; e artigos de Luiz Fernando Santos, sobre a lógica marxista e a Amazônia, e de Marcela Durante, do Setorial Ecossocialista do PSOL. O segundo dossiê traz algumas análises iniciais sobre a pandemia de coronavírus. Há artigos de Mike Davis e Daniel Tanuro; documentos do MES e do Bureau da IV Internacional; além de uma densa análise de nossas companheiras Evelin Minowa, Joyce Martins, Luana Alves, Natália Peccin Gonçalves, Natalia Pennachioni e Vanessa Couto e de um artigo do camarada Bruno Magalhães. A seção de depoimentos traz um instigante artigo de Pedro Fuentes sobre a história de seu irmão Luis Pujals, o primeiro desaparecido político da história da Argentina. Já a seção internacional traz uma análise do sociólogo William I. Robinson sobre a situação latino-americana.