Capa da revista

Revista Movimento n. 38

.

Nesta edição apresentamos principalmente análises sobre a situação atual de duas revoluções históricos latinoamericanas nos quais em algum momento o povo deu a última palavra. Hoje a contraditória situação de Cuba e a traição completa vivenciada na Nicarágua nos chamam a refletir sobre estes dois processos e sua situação atual, prestando sempre solidariedade à suas corajosas classes trabalhadoras

Assine a Revista Movimento!

Cuba, Nicarágua e nossas lutas no Brasil

Nesta edição apresentamos principalmente análises sobre a situação atual de duas revoluções históricos latinoamericanas nos quais em algum momento o povo deu a última palavra. Hoje a contraditória situação de Cuba e a traição completa vivenciada na Nicarágua nos chamam a refletir sobre estes dois processos e sua situação atual, prestando sempre solidariedade à suas corajosas classes trabalhadoras.

Primeiramente, apresentamos o texto “Cuba: entre a resistência e a resiliência”, de Bruna Porciúncula, fruto de viagem à Cuba e do encontro com o histórico trotskista cubano Juan León Ferrera. Na sequência, o comunicado “Cuba: a volta dos protestos” do Blog Comunista de Cuba sobre as manifestações de maio deste ano. Ainda sobre Cuba, reproduzimos o artigo “Um Grito”, de Leonardo Padura, sobre os protestos populares de 2001 na ilha, e “A bandeira de Coyoacan”, publicado em 2003 pela trotskista cubana Célia Hart em homenagem ao legado do revolucionário russo.   

Vamos então à Nicarágua, refletindo a recente viagem da ex-comandante guerrilheira nicaraguense Mónica Baltodano, que esteve no Brasil à convite do MES/PSOL e outros parceiros para denunciar a ditadura de Daniel Ortega. Para refletir esta importante iniciativa publicamos “Pedro Fuentes entrevista Mónica Baltodano”, fruto de uma proveitosa conversa entre os dois dirigentes. Continuamos então com “O giro autoritário de Daniel Ortega e da Frente Sandinista”, de Antônio Neto e Carolina Ucha, e “Os processos de Manágua”, de Israel Dutra.

Sobre a Colômbia e as recentes movimentações do presidente Petro desde seu balcón trazemos “Petro dá um passo importante”, de Pedro Fuentes, além da “Entrevista com Paula Alvarez”, transcrição da conversa da dirigente colombiana com Israel Dutra.

Sobre  Brasil, o editorial da Revista Movimento “Dois caminhos”, escrito por Israel Dutra e Thiago Aguiar, registra o impasse atual da situação política brasileira, e o texto “Equipe econômica pretende revogar os pisos da saúde e educação por conta do novo arcabouço”, pelo importante economista psolista David Deccache, faz a denúncia dos reflexos da proposta de ajuste fiscal

Por fim, registramos o documento nacional do MES/PSOL, “Por um mundo ecossocialista”, apresentado na Conferência da Amazônia realizada pelo partido, e a bela homenagem póstuma de Honório Oliveira ao companheiro David Miranda em “A última batalha de David”.

Boa leitura!  

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos
TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento