Capa da revista

Revista Movimento n. 38

.

Nesta edição apresentamos principalmente análises sobre a situação atual de duas revoluções históricos latinoamericanas nos quais em algum momento o povo deu a última palavra. Hoje a contraditória situação de Cuba e a traição completa vivenciada na Nicarágua nos chamam a refletir sobre estes dois processos e sua situação atual, prestando sempre solidariedade à suas corajosas classes trabalhadoras

Assine a Revista Movimento!

Cuba, Nicarágua e nossas lutas no Brasil

Nesta edição apresentamos principalmente análises sobre a situação atual de duas revoluções históricos latinoamericanas nos quais em algum momento o povo deu a última palavra. Hoje a contraditória situação de Cuba e a traição completa vivenciada na Nicarágua nos chamam a refletir sobre estes dois processos e sua situação atual, prestando sempre solidariedade à suas corajosas classes trabalhadoras.

Primeiramente, apresentamos o texto “Cuba: entre a resistência e a resiliência”, de Bruna Porciúncula, fruto de viagem à Cuba e do encontro com o histórico trotskista cubano Juan León Ferrera. Na sequência, o comunicado “Cuba: a volta dos protestos” do Blog Comunista de Cuba sobre as manifestações de maio deste ano. Ainda sobre Cuba, reproduzimos o artigo “Um Grito”, de Leonardo Padura, sobre os protestos populares de 2001 na ilha, e “A bandeira de Coyoacan”, publicado em 2003 pela trotskista cubana Célia Hart em homenagem ao legado do revolucionário russo.   

Vamos então à Nicarágua, refletindo a recente viagem da ex-comandante guerrilheira nicaraguense Mónica Baltodano, que esteve no Brasil à convite do MES/PSOL e outros parceiros para denunciar a ditadura de Daniel Ortega. Para refletir esta importante iniciativa publicamos “Pedro Fuentes entrevista Mónica Baltodano”, fruto de uma proveitosa conversa entre os dois dirigentes. Continuamos então com “O giro autoritário de Daniel Ortega e da Frente Sandinista”, de Antônio Neto e Carolina Ucha, e “Os processos de Manágua”, de Israel Dutra.

Sobre a Colômbia e as recentes movimentações do presidente Petro desde seu balcón trazemos “Petro dá um passo importante”, de Pedro Fuentes, além da “Entrevista com Paula Alvarez”, transcrição da conversa da dirigente colombiana com Israel Dutra.

Sobre  Brasil, o editorial da Revista Movimento “Dois caminhos”, escrito por Israel Dutra e Thiago Aguiar, registra o impasse atual da situação política brasileira, e o texto “Equipe econômica pretende revogar os pisos da saúde e educação por conta do novo arcabouço”, pelo importante economista psolista David Deccache, faz a denúncia dos reflexos da proposta de ajuste fiscal

Por fim, registramos o documento nacional do MES/PSOL, “Por um mundo ecossocialista”, apresentado na Conferência da Amazônia realizada pelo partido, e a bela homenagem póstuma de Honório Oliveira ao companheiro David Miranda em “A última batalha de David”.

Boa leitura!  

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos
TV Movimento

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.

Neofascismo e Negacionismo Climático: uma luta internacional

Curso de formação política sobre emergência climática e luta ecossocialista! Assista à Aula 01 do novo curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe o site da PLCMF para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br

Contra a extrema direita na França!

Oliver Besancenot, militante do Novo Partido Anticapitalista (NPA), fala sobre as tarefas da esquerda e os desafios da luta contra a extrema direita no país
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 08 jul 2024

Derrota de Le Pen na França e Milei no Brasil: derrotar a extrema direita com maioria social

A ultradireita busca se reorganizar enquanto a frente única francesa dá exemplo de resistência
Derrota de Le Pen na França e Milei no Brasil: derrotar a extrema direita com maioria social
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 51
Esta edição da Revista tem como centro temático um “Dossiê: Transviando o marxismo”, por ocasião ao mês do Mês do Orgulho LGBTQIA+. Ela começa com o texto Manifesto Marxista-Pajubá que se propõe a imprimir uma perspectiva marxista à luta de travestis e demais pessoas trans e às formulações respectivas à transgeneridade. Organizado pelo Núcleo Pajubá do MES, este manifesto oferece um espaço de reflexão, resistência e articulação política, onde vozes diversas e potentes se encontram para desafiar o status quo opressor e explorador e construir lutas de emancipação.
Ler mais

Podcast Em Movimento