Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Leituras Brasileiras: A pedagogia histórico-crítica

Na terceira seção de Leituras Brasileiras, o pedagogo historiciza a educação brasileira e expõe os principais elementos de sua teoria marxista da educação.

Na terceira edição da sequência Leituras Brasileiras, o pedagogo marxista Dermeval Saviani historiciza a educação brasileira e discute algumas das principais noções da pedagogia histórico-crítica, concepção que incorporou o método de análise dialético materialista à teoria pedagógica.

No vídeo, vemos a maneira pela qual o autor buscou fundar uma teoria que incorporasse aquilo que a pedagogia tradicional burguesa tinha de revolucionário, isto é, a socialização dos saberes adquiridos pela humanidade através da escola, negando sua dimensão conservadora – no limite, a educação burguesa acaba por manter e legitimar a dominação burguesa antes de transformá-la.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento. Como forma de contribuir para os debates que ocorrerão na VI Conferência Nacional de nossa corrente, o Movimento Esquerda Socialista, este volume reúne dois números da revista (7 e 8). Dessa forma, pretendemos oferecer à militância e a nossos aliados e leitores documentos que constam do temário oficial do evento, bem como materiais que possam subsidiar as discussões que se realizarão. Na expectativa de uma VI Conferência de debates proveitosos para nossa corrente, desejamos a todas e todos uma boa leitura deste volume!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista