Leituras Brasileiras: A pedagogia histórico-crítica

Leituras Brasileiras: A pedagogia histórico-crítica

Na terceira seção de Leituras Brasileiras, o pedagogo historiciza a educação brasileira e expõe os principais elementos de sua teoria marxista da educação.

Dermeval Saviani 18 ago 2017, 16:59

Na terceira edição da sequência Leituras Brasileiras, o pedagogo marxista Dermeval Saviani historiciza a educação brasileira e discute algumas das principais noções da pedagogia histórico-crítica, concepção que incorporou o método de análise dialético materialista à teoria pedagógica.

No vídeo, vemos a maneira pela qual o autor buscou fundar uma teoria que incorporasse aquilo que a pedagogia tradicional burguesa tinha de revolucionário, isto é, a socialização dos saberes adquiridos pela humanidade através da escola, negando sua dimensão conservadora – no limite, a educação burguesa acaba por manter e legitimar a dominação burguesa antes de transformá-la.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Publicamos a décima sétima edição da Revista Movimento ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Em todo o mundo, as contradições acumulam-se. Este volume está dedicado à análise de várias dimensões desta verdadeira crise global e de seus desdobramentos. Com destaque, tratamos da mobilização antirracista nos Estados Unidos e no mundo, iniciada após o assassinato de George Floyd, e da situação brasileira, discutindo a crise do governo Bolsonaro e as recentes manifestações dos trabalhadores por aplicativos.