Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Leituras Brasileiras: A pedagogia histórico-crítica

Na terceira seção de Leituras Brasileiras, o pedagogo historiciza a educação brasileira e expõe os principais elementos de sua teoria marxista da educação.

Na terceira edição da sequência Leituras Brasileiras, o pedagogo marxista Dermeval Saviani historiciza a educação brasileira e discute algumas das principais noções da pedagogia histórico-crítica, concepção que incorporou o método de análise dialético materialista à teoria pedagógica.

No vídeo, vemos a maneira pela qual o autor buscou fundar uma teoria que incorporasse aquilo que a pedagogia tradicional burguesa tinha de revolucionário, isto é, a socialização dos saberes adquiridos pela humanidade através da escola, negando sua dimensão conservadora – no limite, a educação burguesa acaba por manter e legitimar a dominação burguesa antes de transformá-la.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista