Carlos, uma suspeita e a banalidade do mal

Sobre a possibilidade de envolvimento do filho do presidente no assassinato de Marielle Franco.

Pedro Munhoz 21 nov 2019, 15:15

Ontem, em breve comentário para a Rádio CBN, o jornalista Kennedy Alencar afirmou ter informações de bastidores de que a Polícia Civil investiga Carlos Bolsonaro, o filho 02 do atual Presidente da República, pela brutal execução de nossa companheira Marielle Franco.

Será que é isso? Será que é isso mesmo? Será que foi aquele vereador minúsculo, aquele serzinho evidentemente atormentado, aquele sociopata limitado que tentou apagar a luz de Marielle Franco naquela noite de março por causa de uma briga de corredor?

Eu tinha para mim que era coisa de bandido escolado, experiente, frio, de miliciano grande, de algum desafeto de Freixo do tempo da CPI das milícias, de um Domingos Brazão da vida, a quem, talvez, o mandato de Marielle continuava a ameaçar. Mas Carlos me dá o que pensar, me dá muito o que pensar.

1. É plausível, muito plausível, que Carlos Bolsonaro conhecesse, fosse amigo de Ronnie Lessa. Vizinhos, os dois têm em comum o ideário político e o gosto por armas de fogo. Carlos, que, toda vez que se vê diante de problemas pessoais, se refugia em um clube de tiro, talvez enxergasse no assassino profissional e exímio atirador até uma espécie de ídolo. Talvez Carlos, o Bolsonaro mais frágil, mais ostracizado, mais bobinho, quisesse ser Ronnie Lessa, aquela versão criminosa e distorcida de personagem do Stallone que papai Jair deve amar.

Devemos lembrar ainda que a filha de Lessa namorou um irmão de Carlos. É de se supor sim, sem muita dificuldade, que os dois poderiam ter uma convivência próxima, talvez anterior até ao condomínio, pelos laços que a família Bolsonaro tem com as milícias.

2. No dia daquela live fatídica, o chefe do clã, visivelmente alterado, pergunta a certa altura: “Será que não vão sossegar enquanto não prenderem um filho meu?”

Nada na reportagem a que Seo Jair se referia fazia qualquer remissão a filhos de Bolsonaro e só agora, finalmente, aquela frase dele fez algum sentido. Dela podemos extrair que: ou bem Jair estava a par das investigações sigilosas da polícia civil (o que é irregular, para dizer o mínimo) ou bem ele desconfiava do envolvimento do filho e cometeu um ato falho ao mencioná-lo em um momento de descontrole. De qualquer forma, parece-me algo relevante.

3. Recordei-me também de uma estranha briga entre Carlos e o youtuber Felipe Neto, em fins de outubro, que terminou com o vereador mandando um beijo para a mãe do influencer (que se mudara pro exterior depois de receber ameaças de morte do séquito de Bolsonaro). Felipe Neto se indignou e considerou, com razão, a menção à sua mãe como uma nova ameaça, ao que Carlos respondeu mais assim: “Guardo o mesmo carinho com ela que guardava com Marielle”

Aquela resposta me ficou na cabeça e, assim como a fala de Bolsonaro anteriormente citada, ganhou um possível novo sentido com as breves revelações de Kennedy Alencar. Estaria Carlos reforçando as ameaças à mãe de Felipe Neto e, ao mesmo tempo, se gabando de ter feito algo contra Marielle Franco?

4. Além disso, a verdade é que algum tempo antes do crime, Carlos havia brigado com Marielle nos corredores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Um assessor de Marielle, ao mostrar a Câmara para visitantes estrangeiros, fez alguma menção a “fascistas” diante do gabinete do vereador. Carlos ouviu e foi tomar satisfações, segundo testemunhas, em situação de completo descontrole. Marielle interveio e colocou Carlos em seu lugar, mas depois disso, dizem, o vereador jamais pegou o mesmo elevador que Marielle ou seus assessores. Evitava a todos eles.

Parece um motivo imbecil para cometer um crime? Sim, completamente imbecil. Carlos seria capaz de cometer um crime dessa magnitude por conta de algo tão imbecil? Deixo a resposta a essa pergunta para vocês.

O fato é que ele tinha um motivo concreto. O outro suspeito, Domingos Brazão, se algum motivo tinha, ele ainda não veio a tona com muita clareza.

A notinha de Kennedy na CBN me revirou um bocado por dentro e eu quis dividir minhas inquietações com vocês. Se isso aconteceu mesmo, é assustador, é muito assustador, é ainda pior do que eu imaginava.

Sei que o momento é de cautela, mas fica o registro.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!