Pela legalização do aborto, vencer os poderosos

No dia pela legalização do aborto, militante do Juntas discute a necessidade desta luta em meio ao cenário político brasileiro.

Julia Machini 28 set 2017, 14:03

A crise política brasileira parece uma novela sem fim. A cada semana, as investigações revelam mais escândalos da casta política que, já tendo boa parte de suas entranhas publicizadas, segue procurando saídas para manter-se – ainda que bamba – no poder. Mesmo assim, junto dos também abalados grande empresários, procura seguir forte o programa de ajuste sobre o povo: ajustar as contas do Estado, reduzir os salários e os direitos da população e aprovar as reformas é o novo mantra de um regime encurralado.

O resultado, ainda que com muita resistência popular, tem sido positivo. Foram aprovadas a reforma trabalhista, a lei que universaliza a terceirização e diversos cortes orçamentários, que têm significado uma chance para a manutenção de Temer no poder. E o meio para fazê-lo? Negociação fisiológica de emendas que beneficiam os setores mais retrógrados da política brasileira.

Eis que revela-se então uma das mais valiosas moedas de trocas do balcão de negócios da política nacional: os direitos sociais. Através do auxílio do governo na aprovação de PECs contra mulheres, LGBTs e a juventude negra, angariar votos para a aprovação de projetos decisivos para o governo instável de Temer, tem se tornado uma tarefa mais fácil. Em um momento em que a casta política debate-se para garantir a manutenção de suas chances eleitorais muito prejudicadas pela Lava Jato, a aprovação de medidas polêmicas significa a oportunidade de forjar balanços positivos perante o eleitorado mais conservador. Temer e os empresários saem beneficiados com as reformas econômicas e os deputados e senadores saem satisfeitos com os golpes contra as pautas democráticas que, junto da “reforma política”, podem melhorar a correlação no tudo ou nada pelo poder em que se encontra os engravatados.

É o caso da liminar do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho que aprova o atendimento profissional sobre reorientação sexual, feita às pressas para que Silas Malafaia – investigado pela participação em esquemas envolvendo royalties de mineração – possa colocar suas clínicas de reabilitação em funcionamento. O pastor pode, finalmente, lucrar em cima do sofrimento de milhares de LGBTs que serão sujeitados à sua “cura gay”.

Ao mesmo tempo, enquanto os olhares voltam-se para os desastres econômicos e para a corrupção, projetos referentes ao direito ao aborto tramitam com rapidez recorde na Câmara. Fruto de uma troca de favores que garantiu a aprovação das medidas econômicas, é a vez de agradar figuras como Marco Feliciano (PSC) – acusado de estelionato, recebimento de propina, homofobia e agressão sexual -, Maia Filho (PP) – que responde por improbidade administrativa – e Tadeu Mudalen (DEM) – possivelmente envolvido no esquema dos anões do orçamento de Itamar.

Trata-se da PEC 181, proposta na Assembléia Legislativa por Mudalen e no Senado por Aécio Neves – afastado essa semana do cargo após as delações da JBS por corrupção passiva, desvio de dinheiro, entre muitos outros casos de escândalo do senador -, que será votada em comissão especial no dia 04/10. Como um verdadeiro Cavalo de Tróia, a proposta de emenda esconde, atrás da ampliação da licença maternidade em caso de nascimento prematuro de 120 para até 240 dias, a criminalização das formas de aborto já legais no Brasil (anencefalia e estupro) e impossibilita que qualquer avanço dos direitos reprodutivos das mulheres possa acontecer. Isso porque propõe alterar o artigo 1º da Constituição, que trata dos fundamentos do Estado brasileiro, incluindo “desde a concepção” no inciso sobre a “dignidade da pessoa humana” e o artigo 5º, que estabelece a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, procurando garantir “a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção”. Assim, se aprovada, a PEC garante que o direito ao aborto seja enterrado no Brasil, podendo inclusive abrir uma brecha para a proibição da pílula do dia seguinte.

Desde a Primavera das Mulheres em 2015, processo de gigantes manifestações contra Cunha e sua cruzada contra a pílula, o movimento de mulheres brasileiro tem dado seu recado: vamos até o fim na defesa de nossos direitos e não vamos deixar nenhum engravatado determinar nosso futuro! Neste ano, mais uma demonstração foi dada no 8 de março, quando as mulheres retomaram às ruas sequestradas pela direita contra a reforma trabalhista e o governo de Temer. Chegou de novo a vez do movimento de mulheres tomarem o Brasil contra a casta política que procura sair do labirinto às nossas custas!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão