Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

37 anos sem Cartola

Há 37 anos, morria no Rio de Janeiro o sambista Agenor de Oliveira, um dos maiores compositores populares da música brasileira no século XX.

Cartola durante o programa Ensaio, em 1974.
Cartola durante o programa Ensaio, em 1974.

Há 37 anos, morria no Rio de Janeiro o sambista Agenor de Oliveira, um dos maiores compositores populares da música brasileira no século XX. Nascido em 1908, o genial Cartola teve uma vida cheia de percalços e dissabores, que seriam incorporados em seus característicos sambas a um só tempo concisos, lacônicos e existencialistas. Identificado eternamente com o verde e rosa da Estação Primeira de Mangueira, o sambista negro seria redescoberto tardiamente pelo mercado fonográfico, deixando apenas 5 discos gravados. Suas canções sobrevivem até hoje como exemplos insuperáveis da riqueza subjetiva do povo brasileiro.

Ouça abaixo a música “O sol nascerá”, tocada pelo próprio compositor no programa Ensaio da TV Cultura em 1974. A canção, composta de forma improvisada em parceria com Elton Medeiros em 1961, teve sua primeira gravação na voz de Nara Leão em 1964 no seu álbum de afirmação artística “Opinião”.

 

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A edição n.6 da Revista Movimento celebra o centenário da Revolução de Outubro com artigo de Kevin Murphy sobre as origens do stalinismo. Luciana Genro discute a continuidade da Operação Lava Jato. Alvaro Bianchi introduz a nossos leitores conceitos de Antonio Gramsci. A revista também apresenta tradução de palestra de Angela Davis. Na seção internacional, publicamos artigo de Perry Anderson sobre a resiliência do centro neoliberal europeu. Edgardo Lander trata da situação venezuelana, Pedro Fuentes e Charles Rosa abordam a questão catalã. Um instigante artigo de Maycon Bezerra sobre Florestan Fernandes, a tese do MES para o Congresso do PSOL e nossa plataforma sindical completam a edição.

Arte de Adria Meira sobre El Lissitzky

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista