Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Declaração de Lênin sobre a tomada do poder: Aos cidadãos da Rússia

Às 10h do dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano, há exatos 100 anos, Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa.

Tropas bolcheviques na Praça Vermelha.
Tropas bolcheviques na Praça Vermelha.

No dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano (7 de novembro no calendário gregoriano), Vladimir Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa. Reproduzimos sua declaração, escrita há exatos 100 anos:

Aos cidadãos da Rússia

O governo provisório foi deposto. O poder do Estado passou para as mãos do Comitê Militar Revolucionário, órgão do Soviete dos Operários e dos Soldados de Petrogrado, que dirige o proletariado e as tropas de Petrogrado.

A causa pela qual as pessoas lutam — a saber, a proposta imediata de uma paz democrática, a abolição da propriedade privada de terra, o controle dos trabalhadores sobre a produção e o estabelecimento do poder do Soviete — foi assegurada.

Viva a revolução dos operários, soldados e camponeses!

— Comitê Militar Revolucionário do Soviete dos Trabalhadores e dos Soldados de Petrogrado
Às 10h do dia 25 de outubro 1917.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Ilustração da capa da Revista Movimento

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista