Revista Movimento Movimento (100 anos da Revolução Russa) Movimento (100 anos da Revolução Russa): crítica, teoria e ação

Declaração de Lênin sobre a tomada do poder: Aos cidadãos da Rússia

Às 10h do dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano, há exatos 100 anos, Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa.

Tropas bolcheviques na Praça Vermelha.
Tropas bolcheviques na Praça Vermelha.

No dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano (7 de novembro no calendário gregoriano), Vladimir Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa. Reproduzimos sua declaração, escrita há exatos 100 anos:

Aos cidadãos da Rússia

O governo provisório foi deposto. O poder do Estado passou para as mãos do Comitê Militar Revolucionário, órgão do Soviete dos Operários e dos Soldados de Petrogrado, que dirige o proletariado e as tropas de Petrogrado.

A causa pela qual as pessoas lutam — a saber, a proposta imediata de uma paz democrática, a abolição da propriedade privada de terra, o controle dos trabalhadores sobre a produção e o estabelecimento do poder do Soviete — foi assegurada.

Viva a revolução dos operários, soldados e camponeses!

— Comitê Militar Revolucionário do Soviete dos Trabalhadores e dos Soldados de Petrogrado
Às 10h do dia 25 de outubro 1917.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Na quinta edição da Revista Movimento, trazemos ao público um especial sobre a crise brasileira. Nele, publicamos longa entrevista com o economista Plinio Sampaio Jr., que oferece instigante diagnóstico do fracasso da política econômica conduzida pelos governos do PT. Fecham a seção dois artigos sobre o poder das corporações no capitalismo global e a teia corrupta que estabelecem com Estados e governos. Um conjunto de artigos sobre a situação internacional aborda as dificuldades enfrentadas pelo governo Trump, a crise na Venezuela e o avanço das lutas no Peru.

Abaporu

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista