Declaração de Lênin sobre a tomada do poder: Aos cidadãos da Rússia

Às 10h do dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano, há exatos 100 anos, Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa.

Vladimir Lênin 7 nov 2017, 09:56

No dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano (7 de novembro no calendário gregoriano), Vladimir Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa. Reproduzimos sua declaração, escrita há exatos 100 anos:

Aos cidadãos da Rússia

O governo provisório foi deposto. O poder do Estado passou para as mãos do Comitê Militar Revolucionário, órgão do Soviete dos Operários e dos Soldados de Petrogrado, que dirige o proletariado e as tropas de Petrogrado.

A causa pela qual as pessoas lutam — a saber, a proposta imediata de uma paz democrática, a abolição da propriedade privada de terra, o controle dos trabalhadores sobre a produção e o estabelecimento do poder do Soviete — foi assegurada.

Viva a revolução dos operários, soldados e camponeses!

— Comitê Militar Revolucionário do Soviete dos Trabalhadores e dos Soldados de Petrogrado
Às 10h do dia 25 de outubro 1917.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!