Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Declaração de Lênin sobre a tomada do poder: Aos cidadãos da Rússia

Às 10h do dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano, há exatos 100 anos, Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa.

Tropas bolcheviques na Praça Vermelha.
Tropas bolcheviques na Praça Vermelha.

No dia 25 de outubro de 1917 no calendário juliano (7 de novembro no calendário gregoriano), Vladimir Lênin declarava vitoriosa a Revolução Russa. Reproduzimos sua declaração, escrita há exatos 100 anos:

Aos cidadãos da Rússia

O governo provisório foi deposto. O poder do Estado passou para as mãos do Comitê Militar Revolucionário, órgão do Soviete dos Operários e dos Soldados de Petrogrado, que dirige o proletariado e as tropas de Petrogrado.

A causa pela qual as pessoas lutam — a saber, a proposta imediata de uma paz democrática, a abolição da propriedade privada de terra, o controle dos trabalhadores sobre a produção e o estabelecimento do poder do Soviete — foi assegurada.

Viva a revolução dos operários, soldados e camponeses!

— Comitê Militar Revolucionário do Soviete dos Trabalhadores e dos Soldados de Petrogrado
Às 10h do dia 25 de outubro 1917.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista