Símbolo Yashin

O goleiro que foi metáfora de toda uma época foi escolhido para ilustrar o poster oficial da Copa de 2018 na Rússia.

Alberto Lati 1 dez 2017, 14:40

O goleiro que foi metáfora de toda uma época: a última linha de defesa, o custódio final dessa fronteira que a ninguém permitiria macular, a pátria soviética tão resguardada como os três postes sob os quais ele ficava.

O aparato propagandístico da URSS havia conseguido que cada gol repelido pelas colossais mãos de LevIvanovich Yashin fosse visto como um triunfo primeiro sobre o fascismo e depois sobre o capitalismo.

No entanto, antes inclusive de que a futura “Aranha Negra” nascesse e deleitasse a todos com suas defesas, o vratar (goleiro em russo) já servia como lembrança de que a proteção do vasto território nacional não era labor exclusivo de militares, mas de todo civil. Numa novela do fina dos anos vinte, Yuri Olesha apresenta uma partida entre o egoísmo ocidental e o sentido comunal soviético; aí, o guarda-metas Volodya Makarov emerge como herói. Pouco depois, um filme de Semión Timoshenko reitera o simbolismo desse goleiro que será a última barreira para evitar um ataque estrangeiro; nela, Anton Kandidov contém a equipe dos Búfalos Negros (alegoria do fascismo) e inspira um poema muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, por cierto, conhecida na URSS como Grande Guerra Patriótica: “Ei você, goleiro, prepare-se para a batalha! Você é o vigilante da cruz fronteiriça. Só imagina que atrás de você, a fronteira deve ficar a salvo”.

Em parte por isso, ainda que evidentemente também por suas milagrosas intervenções e imponente presença, por seus 150 penais defendidos e sua inovação ao atuar mais adiantado, por seu trago de vodka antes de cada partida e sua condecoração com a Ordem de Lenin, Yashin foi muito, muitíssimo mais que um futebolista. Como complemento para forjar um culto a sua imagem, jogava para o Dynamo de Moscou, a equipe operada pela KGB diretamente da Lubianka.

Muito longe do Kremlin, vários lutaram por sua posse: na Espanha franquista se difundia o rumor de que era um menino basco sequestrado pelos comunistas durante a Guerra Civil; na Alemanha da pós-guerra se insistia que havia nascido na extinta Prússia Oriental (então já território russo e polonês), motivo pelo qual sua seleção tinha que ser a teutônica; entre os judeus russos o murmúrio de que era dessa religião e de que se ocupava de evitar deportações massivas de judeus para a Sibéria (o único argumento deles era o nome: como Trotsky, ele sim judeu e de sobrenome Bronstein, Lev ou Leon).

Se algo faltava para Yashin tornar-se um ícone, nesse país que tanto ressentia a falta deles desde que a Revolução Bolchevique proibiu a religião, foi o único goleiro que recebeu a Bola de Ouro como melhor jogador de futebol do ano em 1963. Na conquista do planeta, bem podiam parar Yuri Gagarin e ele, indiscutíveis pioneiros, o que propiciou a frase que disse ou lhe foi atribuída: “a sensação de ver Gagarin no espaço só é comparável ao meu deleite por defender uma penalidade”.

Esses dois elementos conforam o pôster da Rússia 2018: conquista espacial e Yashin como última linha de defesa…, só que tantíssimas décadas depois: híbrido de orgulho, nostalgia e regressão.

Poster oficial da Copa do Mundo de 2018.

Poster oficial da Copa do Mundo de 2018.

29 de novembro de 2017

Fonte: http://www.24-horas.mx/simbolo-yashin/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão