O que está debaixo do tapete do “escola sem partido”?

Debaixo do tapete da “Escola Sem Partido”, está uma lista de retirada de direitos, de medidas impopulares, da precarização das condições de vida da população.

Pedro Serrano e Sâmia Bomfim 9 dez 2017, 11:41

Ontem (7), todos acompanharam a derrota do MBL na Câmara de São Paulo. O projeto “Escola Sem Partido”, posto em pauta pelo vereador Fernando Holiday (DEM), foi barrado graças à atuação da vereadora Sâmia Bomfim, do PSOL. Revoltado, Holiday esbravejou ao microfone e arremessou o mesmo contra o chão, causando dano a um patrimônio público da Câmara Municipal.

O que poucos sabem é que o “Escola Sem Partido” não foi pautado somente na capital paulista. Em muitas cidades do interior do estado, bem como em outras capitais do país, o mesmo projeto foi levado à votação por exigência de parlamentares influenciados pelo grupo ou por similares da extrema-direita.

Mas por que uma ação orquestrada?

Os novos grupos reacionários como o MBL, que até pouco tempo pensavam enganar os brasileiros, atuam nacionalmente a serviço da pauta dos governos e dos megaempresários.Em São Paulo, não é segredo para ninguém que possuem cargos na prefeitura de João Doria. Em Brasília, dão apoio a todas as medidas anti-povo de Michel Temer, enquanto fazem vistas grossas aos escândalos de corrupção. Na época do impeachment, eram inclusive amigos próximos de Eduardo Cunha.

Pois bem. Todos sabemos que, nesses dias, está em pauta no Congresso Nacional a nefasta reforma da previdência, que ameaça acabar com a aposentadoria dos brasileiros. E então podemos nos perguntar: o MBL é contra ou a favor desta reforma? A favor! Nesta sexta-feira (8), Temer promete encaminhar à Câmara proposta de privatização da Eletrobras, uma das mais importantes empresas estatais do país. O MBL… é a favor! Todo o país está em choque com os efeitos iniciais (pois ainda vai piorar muito) das novas regras trabalhistas, que o MBL… apoia!

Em São Paulo, na Câmara, está em apreciação o orçamento para 2018, no qual Doria promove cortes drásticos nos investimentos de saúde, educação, zeladoria urbana e cultura. O MBL não apenas apoia, como tem cargos na prefeitura! Holiday, seu representante na Câmara, vota sempre a favor de Doria e de suas privatizações.

Aí é que está o segredo. Em todo o Brasil, o MBL atua orquestradamente para fazer de projetos polêmicos, como o “Escola Sem Partido”, uma nuvem de fumaça no sentido deesconder as medidas nefastas que os governos tomam contra o povo, e que eles apoiam. Assim, embora digam o contrário, atuam a serviço dos interesses dos corruptos.

Debaixo do tapete da “Escola Sem Partido”, está uma lista de retirada de direitos, de medidas impopulares, da precarização das condições de vida da população, que o MBL não apenas apoia, como busca deixar mais fácil a aprovação Brasil afora.

Felizmente, as brasileiras e os brasileiros não são ingênuos. Todos já estão percebendo o que, de fato, a “nova direita” representa. E por isso estamos determinados a barrar, de conjunto, a agenda dos grandes políticos e de seus financiadores: o “Escola Sem Partido”, a reforma da previdência, a corrupção de Temer, as privatizações de Doria e muitas outras.

Só assim iremos construir uma cidade e um país melhor a todas e todos.

8 de dezembro de 2017

Artigo originalmente publicado em samiabomfim.com.br


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão