Contra o aumento da tarifa: terceiro ato

Relato do último ato realizado em São Paulo contra o aumento das tarifas do transporte público na capital paulista.

Alexandre Terini 24 jan 2018, 20:52

O terceiro ato contra o aumento da tarifa nesta terça (23) mal começou sua concentração no cruzamento da Av. Ipiranga com Av. São João e já foi completamente cercado, intimidado, teve quatro jovens detidos e, depois de um longo impasse, foi reprimido pelo aparato militar do Estado, ferindo assim o direito constitucional de manifestação.

O Movimento Passe Livre (MPL) estendia uma faixa escrita “4 reais nunca!” e carregava uma catraca para ser simbolicamente pulada pelos manifestantes. Mas a imposição de mais este aumento abusivo, que impede o acesso da população ao transporte, enchendo o bolso da máfia e perpetuando o caos diário na cidade, não foram os únicos ataques na última semana: o governo Alckmin também leiloou as linhas 5-Lilás e 17-Ouro do metrô (que custaram 7 bilhões para os cofres públicos). A empreitera CCR, vencedora do leilão, integra o escândalo do cartel nas obras do metrô e trem de São Paulo.

Para coibir qualquer contestação a farra com o dinheiro público, os governos Alckmin e Dória enviaram, mais uma vez, uma quantidade desproporcional e desnecessária de PM e GCM. Se aproveitando do número menor de manifestantes, bloquearam as duas vias da São João e uma das vias da Ipiranga, cercando e impedindo que se caminhassem. Pelo menos quatro jovens foram presos sem justificativa e outros tantos foram enquadrados, sofreram ameaças e tiveram suas mochilas revistadas. Dezenas abandonaram o protesto nesse momento, enquanto a outra parte ficou lá, presa, cercada de policiais armados até os dentes (muitos encapuzados), tendo que escolher se abandonavam seu direito constitucional de protestar ou tentavam marchar para assim serem trucidados pelos brutamontes do governo.

Quando anoiteceu, o MPL encerrou o ato, mas as forças policiais seguiram os manifestantes na dispersão e, no meio do caminho, começaram a reprimi-los com bombas e balas de borracha. Nessa hora vieram até tanques blindados. Ficou escancarado tamanho medo que o governo tem de qualquer protesto que ameace o lucro de seus amigos, só legitimando ainda mais a nossa luta pelo direito ao transporte e a cidade! Amanhã vai ser maior!


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!