Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Artigo de Luciana Genro no Jornal VS (Vale do Sinos)

Os problemas do Rio Grande do Sul não serão totalmente solucionados no âmbito do Estado, mas o PSOL tem propostas para enfrentar a crise.

Vista de São Leopoldo - Reprodução
Vista de São Leopoldo - Reprodução

O Rio Grande tem solução

A pesquisa do Dieese/FEE traz à tona a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Os números do Vale dos Sinos são preocupantes: mulheres recebem 20% menos que homens, são a maioria entre desempregados e demoram mais tempo para conseguir um trabalho. Quando falamos de uma mulher negra no Brasil a situação é ainda pior: ela ganha apenas 1/3 do que recebe um homem branco.

Esses números não chegam a ser novidade. Em 2010 apresentei um projeto na Câmara dos Deputados que determinava a fiscalização e punição de empresas que pagassem salários diferentes a homens e mulheres em uma mesma função.

O desemprego é a consequência mais imediata da crise econômica – que é filha da crise política que assola um Brasil governado por uma casta privilegiada e encastelada em palácios distanciados do povo. A situação piora ainda mais na Região Metropolitana com o aumento do Trensurb. Como advogada do PSOL, ingressei na Justiça contra este reajuste abusivo de 94%, enquanto a inflação nos últimos dez anos foi de 75%.

Os problemas do Rio Grande do Sul não serão totalmente solucionados no âmbito do Estado, mas o PSOL tem propostas para enfrentar a crise e combater o desemprego. É preciso uma grande mobilização para garantir nossa alforria da dívida com a União e o ressarcimento das perdas oriundas da Lei Kandir. Defendemos o fim de privilégios e mordomias, como o imoral auxílio-moradia a juízes. É preciso enfrentar interesses poderosos para que o povo seja colocado em primeiro lugar.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento. Como forma de contribuir para os debates que ocorrerão na VI Conferência Nacional de nossa corrente, o Movimento Esquerda Socialista, este volume reúne dois números da revista (7 e 8). Dessa forma, pretendemos oferecer à militância e a nossos aliados e leitores documentos que constam do temário oficial do evento, bem como materiais que possam subsidiar as discussões que se realizarão. Na expectativa de uma VI Conferência de debates proveitosos para nossa corrente, desejamos a todas e todos uma boa leitura deste volume!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista