Com o povo sírio, contra os bombardeios e todas as intervenções imperialistas

Partido francês se solidariza aos ataques dos EUA com apoio da França e Reino Unido na Síria.

NPA 17 abr 2018, 20:19

Uma vez mais, o governos dos Estados Unidos, Grã Bretanha e França se arrogam o direito a bombardear o Oriente Médio. Depois de Trump, estes dois países anunciaram na noite de 13 e 14 de abril o lançamento de dezenas de mísseis sobre alvos militares do governo sírio, após os testemunhos que relatavam um novo ataque químico do regime de Assad contra a população da cidade de Duma, próxima a Damasco.

Estes governos afirmam não querer ir mais longe desta advertência, enquanto o governo russo disse que não deixará de responder, ao mesmo tempo em que todos pretendem atuar em favor da paz e contra o terrorismo. Mas o que vemos é um triste jogo entre as potências mundiais e regionais na Síria, entre Estados Unidos, França, Rússia, Arábia Saudita, Irã e Turquia: um jogo cínico que é feito sem e contra a população, cuja trágica sorte somente comove quando se trata de realizar grandes manobras diplomáticas e geoestratégicas.

Desde março de 2011 e o levante democrático contra o tirano Bashar al-Assad, a população síria sofre uma repressão feroz e sangrenta do ditador e de seus aliados, na primeira fileira na que se encontram a Rússia de Putin e o Irã dos aiatolás. As dificuldades encontradas pelo levante, a militarização imposta pelo regime e as ingerências interessadas das monarquias do Golfo favoreceram, além disso, o desenvolvimento de forças integristas e jihadistas, enquanto as forças democráticas estavam muito sozinhas frente a Assad e as correntes contrarrevolucionárias.

Chamamos a rechaçar a sórdida campanha que tem por objetivo duvidar do enésimo ataque químico criminoso do regime contra civis, homens, mulheres, meninos e meninas em Duma, testemunhada por tantas informações provenientes de cidadãos e serviços médicos sobre o terreno. Mas condenamos sem nenhuma ambiguidade a nova aventura militar dirigida por Trump na Síria, e a participação francesa nesta campanha de bombardeios que quer dar a ilusão de que o povo sírio vai estar agora melhor protegido. Isso não senão incrementar guerra à guerra, caos ao caos: vítimas civis, rememoração de um passado colonial odioso, reforço à postura de Assad como muralha frente ao imperialismo ocidental.

O fim da tragédia síria passa, ao contrário, por uma desescalada militar, que implica o final de toda intervenção estrangeira, incluindo a russa e a iraniana, o fim da venda de armas às ditaduras da região uma de cujos principais financiadores é a França (e o Estado espanhol) e a transparência no descarte, para qualquer cenário de futuro, de Assad e dos dirigentes do regime sírio.

Continuaremos apoiando as resistências síria e curda contra seus opressores

Montreuil, 14/04/2018


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão