Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Movimento grevista arranca proposta do governo

A Prefeitura de Belo Horizonte cedeu ao movimento e apresentou uma proposta de reajuste aos trabalhadores da educação infantil do município.

Reprodução Facebook.
Reprodução Facebook.

Na tarde de hoje (02), representantes do Sind-REDE se reuniram com o prefeito Kalil (PHS). Depois de aproximadamente duas horas de negociação, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou uma proposta de reajuste à educação infantil. Amanhã, em assembleia na Praça da Estação, a partir das 14h30min, as (os) profissionais, que lutam pela carreira única, avaliarão as negociações e decidirão os rumos do movimento grevista.

No âmbito da educação estadual, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) divulgou hoje uma nota de esclarecimento sobre a votação da PEC 49/18, que acrescenta o Piso Salarial Profissional Nacional e seus reajustes na Constituição do Estado. O sindicato denuncia que não houve quórum, pela segunda vez, para votação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, embora tenha sido registrada a presença de deputados nos arredores, que, todavia, não entraram para participar da reunião. Houve provocação, nos corredores, pelos parlamentares contra pessoas da categoria presentes para acompanhar a votação.

Por sua vez, os professores da rede privada manifestaram pela manhã na porta do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG). No início da noite, em assembleia da categoria, os profissionais votaram pela manutenção da greve até, pelo menos, a próxima sexta-feira (4), quando voltarão a se reunir para decidir a continuidade ou não do movimento, com alguns avanços ocorrendo nas negociações.

#LuteComoUmaProfessora

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista