Luta pela Educação de Qualidade

Se há consenso de que a profissão docente é desvalorizada qual argumento poderia legitimar o corte de bolsas de estudo para filhos de professores?

Arthur Medeiros 28 maio 2018, 18:49

Você se tornaria um professor? E se sua filha ou filho escolhesse ser professor, qual seria a sua reação? Muitos não reconhecem, mas ser professor não se resume a dom, vocação, altruismo. Ser professor é um trabalho.

É verdade que muitos desses trabalhadores da educação não conseguem se sustentar com o que recebem, tendo que dar aulas em duas, três, quatro escolas, sendo assim responsáveis anualmente por centenas de alunos. Isso sem contar aqueles inúmeros que além de lecionar fazem bicos, dos mais variados. Temos que nos perguntar quais são as consequências disso. Quem realmente sai perdendo?

Ser professor é uma profissão e não um complemento de outra atividade. Exige uma gigantesca dedicação. E por isso é uma carreira muito singular. Não exatamente por estar constantemente diante de dezenas de jovens em atividades intensas, mas porque uma enorme parte do trabalho acontece fora das salas de aula. Como pode um professor preparar boas atividades, trazer bons materiais atualizados, produzir e corrigir avaliações sem dispor de tempo e de remuneração para isso? O professor não trabalha apenas no recesso que o sindicato dos patrões pretende diminuir. Trabalha o ano todo, todos os dias, finais de semana e férias e praticamente já não recebe por isso.

Se há consenso de que a profissão docente é desvalorizada, tanto econômica quanto socialmente, qual argumento poderia legitimar o corte de bolsas de estudo para filhos de professores? Eles não só não geram custos, como produzem receita com taxas de material, lanche, uniformes, aulas extracurriculares etc. Seria o convívio com filhos de funcionários e bolsistas uma ameaça tão grande? Sem dúvida alguma, para o professor, o corte de bolsa de estudos é uma ameaça a seu orçamento e a sua qualidade de vida familiar.

A toda hora se escuta que a solução para os problemas do país começa pela educação. No entanto, a realidade de trabalho dos professores caminha no sentido da precariazação. Há todo um aparato institucional que compõe uma escola, mas é inegável que o pilar de uma escola é sua equipe de professores. É uma contradição clamar por melhor educação e ao mesmo tempo ser conivente com ações que na prática desmontam-na e a precarizam. Com professores sem condições dignas de trabalho jamais teremos qualidade na educação.

Se a luta agora está sendo travada por professores, auxiliares, funcionários, alunos e famílias da rede particular de ensino, é preciso compreender que trata-se de uma luta pela educação de qualidade. É um sinal de que toda a sociedade precisa se engajar nessa causa, estendendo-se também pelo apoio à luta dos professores da rede pública. Sem a mobilização da sociedade continuaremos ouvindo que a educação deve melhorar, e assistindo, na prática, a sua total desestruturação. Como dizia o sociólogo Darcy Ribeiro, “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Essa luta é de todos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão