Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Solidariedade de classe, não à repressão!

Liderança do PSOL sai em favor do movimento grevista dos caminhoneiros que parou o Brasil na última semana.

Marcelo Camargo
Marcelo Camargo

O pronunciamento de Temer sinaliza uma repressão brutal a legitima luta dos caminhoneiros. É preciso uma ampla mobilização em sua defesa, não podemos deixar os caminhoneiros isolados.

O acordão do governo com os sindicatos e a patronal não vingou. A greve dos caminhoneiros não reconhece nos sindicatos seus representantes legítimos. Se havia algum elemento de lock out na greve agora não há nenhum. O governo e a patronal preparam uma repressão brutal contra o movimento. Está claro que a Rede Globo está chancelando a repressão, assim como fez em junho de 2013.
Aliás, a greve dos caminhoneiros é um fenômeno muito semelhante ao que ocorreu em junho de 2013. Reflexos de uma mudança muito grande na forma de organização da classe trabalhadora e da juventude. Novas lideranças estão surgindo. As antigas são apenas ecos do passado, já não representam muita gente. Quem não enxergar nas lutas autônomas o embrião desta nova direção necessária para a classe vai perder o bonde. Assim como em junho de 2013 o povo está apoiando a luta, as velhas direções sindicais estão por fora do movimento e a burguesia está unida para reprimir. É hora de unidade contra a repressão, pelo fim dos aumentos de combustível, fora Pedro Parente e sua política de privatização da Petrobrás, fora Temer e sua política de entrega do país, por eleições gerais!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista