G7: Uma morte a ser celebrada

A ideia do G7 foi inventada pelos Estados Unidos como parte de um plano de fazer alianças e acordos.

Immanuel Wallerstein 28 jun 2018, 18:19

Uma instituição chamada G7 teve seu encontro anual nos dia 12 e 13 de Junho de 2018, em Charlevoix, Quebec, no Canadá. O Presidente Trump compareceu, porém foi embora mais cedo. Devido às grandes divergências entre as partes, a cúpula de seis países negociou com Trump um comunicado conjunto paliativo.

Trump mudou de ideia e se recusou a assinar qualquer tipo de comunicado. A Cúpula então enviou um comunicado que refletia suas próprias visões. Trump se irritou e insultou os líderes.

Estes fatos foram interpretados pela imprensa internacional como um desprezo político tanto de Trump como dos demais líderes da Cúpula. Muitos argumentaram que esta batalha política assinalou o fim do G7 como um ator relevante na política mundial.

Mas o que é, afinal, o G7? Quem o inventou? E por quais motivos? Não há clareza em torno destes temas. O próprio nome da instituição sofreu constantes mudanças, bem como o seu número de participantes. Muitos argumentam que surgiram encontros mais importantes, tais quais o G20 ou G2. Em contraposição ao G7, foi formada a Organização para Cooperação de Xangai, a qual exclui tanto os Estados Unidos como os países do oeste Europeu.

Os primeiros sinais de concepção do G7 remontam à data de surgimento do G7. Isto ocorreu no início da década de 1970. Antes disso, não havia uma instituição na qual os Estados Unidos tinham um papel equivalente aos das demais nações.

É preciso lembrar que, após o fim da Segunda Guerra Mundial e no início da década de 1960, os Estados Unidos se configuraram como o poder hegemônico do mundo. Os Estados Unidos se reuniam com quem bem quisessem, por motivos que lhes fossem convenientes. O propósito dessas reuniões era, em suma, implementar políticas que os Estados Unidos considerassem sábias ou úteis.

Nos meandros da década de 1960, os Estados Unidos não podiam mais atuar desta forma arbitrária. Os acordos unilaterais começavam a ser questionados. Esta foi a evidência do início do declínio do poder hegemônico estadunidense.

Para permanecer no epicentro, os Estados Unidos alteraram sua estratégia. Pensaram em uma maneira de ao menos desacelerar sua queda. Uma das saídas foi oferecer o status de “aliado” a aqueles com grande poder de indústria. Era um trade-off. Em troca a esta “promoção”, os aliados deveriam concordar em limitar o grau em que se afastariam das políticas que os Estados Unidos escolhessem.

Portanto, poderia se argumentar que a ideia do G7 foi inventada pelos Estados Unidos como parte de um plano de fazer alianças e acordos. Por outro lado, um momento chave no desenvolvimento do G7 foi quando houve a primeira reunião entre os seus principais líderes, ao invés de um encontro com figuras menos importantes, como os ministros da Fazenda. A França foi responsável por tal iniciativa – e não os Estados Unidos.

Foi Valéry Giscard d’Estaing, o então presidente da França, quem convocou a primeira reunião entre os líderes em Rambouillet, na França, em 1975. Por que ele pensou ser tão importante uma reunião entre os líderes? Uma explicação possível é que ele viu uma possibilidade de limitar o poder dos Estados Unidos. Confrontado com uma negociação com outros líderes, cada um com a sua prioridade, os Estados Unidos seriam forçados a negociar. E uma vez que todos os líderes tivessem assinado um comunicado conjunto, seria difícil que um deles o repudiasse.

Rambouillet iniciou uma batalha entre os Estados Unidos e diversos poderes Europeus – especificamente a França – sobre todas as grandes questões mundiais. Foi uma batalha em que os Estados Unidos ganharam cada vez menos. Sua primeira derrota foi em 2003, quando, pela primeira vez na História, os Estados Unidos não conseguiram obter a maioria no votação no Conselho de Segurança da ONU sobre a invasão no Iraque. Neste mesmo ano, em Charlevoix, os Estados Unidos foram incapazes de concordar com os demais países em relação a um comunicado banal.

Há, por trás do G7, uma série de intenções e motivações. Mas por que lamentar sobre isso? A luta entre Estados Unidos e demais países pelo poder é basicamente uma luta pela primazia em oprimir as demais nações do mundo. Esses poderes menores seriam melhores se o modo europeu de fazer isso vencesse? Um pequeno animal se importa com qual elefante o pisoteia? Creio que não.

Viva Charlevoix! Trump pode ter feito um favor a todos nós ao destruir esta reminiscência de uma era de dominação ocidental. É evidente que a morte do G7 não significa que a luta por um mundo melhor acabou. Certamente não. Aqueles que apoiam um sistema de exploração e hierarquias irão encontrar uma outra forma de fazê-lo.

Isto me traz de volta ao que é agora minha questão central. Nós estamos em uma crise estrutural do sistema. Está em curso uma batalha sobre qual sistema será o sucessor. Neste momento, tudo é volátil. Cada lado tem suas vitórias e perdas. De certa forma, somos sortudos por Donald Trump ser tão tolo a ponto de golpear seu próprio time. Porém não podemos celebrar, pois Justin Trudeau ou Emmanuel Macron, que têm uma visão mais inteligente de opressão, também estão lutando contra Trump.

Artigo originalmente publicado no site do autor. Tradução de Adria Meira para a Revista Movimento. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão