O destempero machista de Danilo Gentili contra Sâmia Bomfim

O apresentador desqualificou a vereadora que, não se intimidando, convidou-o a um debate para discutir ideias e política.

Equipe Sâmia Bomfim 13 ago 2018, 15:07

Tem tomado conta das redes um embate envolvendo o apresentador de TV, Danilo Gentili, e a vereadora de São Paulo pelo PSOL, Sâmia Bomfim.

Tudo começou no dia do primeiro debate entre presidenciáveis, na Band. No Twitter, Gentili exercitou, como é de costume, seu indisfarçável machismo ao fazer um comentário sobre a candidata Marina Silva.

A vereadora do PSOL, mesmo não sendo do partido de Marina, não admitiu tamanha demonstração de machismo e respondeu ao apresentador.

Foi neste momento que Gentili passou de todos os limites. Já conhecido por seu comportamento machista, reacionário e provocador, ele resolveu atacar a vereadora fazendo insinuações sobre o corpo dela. Em outras palavras, Danilo chamou Sâmia (acredite se quiser!) de “gorda”.

Tentar desqualificar uma mulher com comentários sobre seu corpo é expediente comum entre machistas. Acostumada a enfrentar e combater esse tipo de conservadorismo e preconceito, a vereadora Sâmia Bomfim, uma conhecida feminista, respondeu na lata.

Gentili então foi além. Reafirmou a desqualificação machista, ainda pior, compartilhando uma fake news que busca fragilizar politicamente a vereadora. Nenhuma novidade. Melhor amigo do MBL, de Bolsonaro e cia, Gentili é um grande propagador de notícias falsas, estas que circulam por sites comandados por robôs de grupos de extrema-direita que recentemente, inclusive, foram tirados do ar pelo Facebook por atuarem de forma criminosa.

Enorme contradição! Um apresentador que trabalha em canais de tevê de rede aberta (ou seja, concessões públicas) querendo caluniar a melhor vereadora de São Paulo, conhecida por sua postura ética e combativa contra o conservadorismo de direita. E ainda misturando ataques machistas pessoais a supostos ataques políticos. Tática rasteira.

Sâmia então respondeu outra vez.

Daí então, adivinhem? O “valentão” Danilo Gentili sumiu. Debater pessoalmente ele não tem coragem! Seria isso… covardia?

Polêmicas à parte, tem crescido uma enorme rede de solidariedade a Sâmia Bomfim nas redes e também no mundo político e jurídico. Um grupo de advogadas feministas já estuda as possibilidades de entrar com processo judicial contra o apresentador. Afinal de contas, suas ofensas à Sâmia são apenas um exemplo do que ele faz todos os dias contra um enorme número de mulheres, famosas ou “desconhecidas”.

Machistas não passarão!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão