Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Reacionária sai, agora um “príncipe”

No lugar de Janaína Paschoal, Bolsonaro sonda herdeiro da família real para o posto de vice.

Reprodução
Reprodução

A reacionária Janaína Paschoal, uma das cabeças do impeachment da Dilma, acaba de dizer não ao Bolsonaro. Mesmo acreditando que ele não é machista, nem autoritário e apoiando as suas ideias risíveis, recusou ser vice na chapa do reacionário fascista.

Como tudo que é ruim pode piorar, agora quem deve ser escolhido pra vice na chapa do horror é um descendente da família real, Luiz Philippe de Orleans e Bragança. O legítimo príncipe sem coroa. Muito condizente, já que ainda vivemos coisas dignas do período colonial, com o governo escravo das elites que ainda mandam no país.

Essa escolha é só mais um exemplo de que Bolsonaro não representa nada de novo. É só mais um subalterno que reproduz as ideologias da oligarquia que se considera proprietária do Brasil. E aceita tais ideologias até quando são ligadas ao período monárquico.

[Artigo originalmente publicado no Facebook do autor]

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista