Vitória da Mobilização Popular em Pelotas

Sem construir nenhum diálogo com a população, a Prefeitura esperava ter vitórias fáceis.

Helder Oliveira 27 dez 2018, 15:50

A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas PSDB, enviou à Câmara Municipal dois projetos nefastos ao povo pelotense: criação da taxa de luz e desvalorização salarial de educadores e educadoras do município. Este último, além de onerar diretamente o bolso da categoria reduzindo incetivos de graduação e pós graduação, buscava, também, retirar da categoria o direito a eleições diretas para direção de escola e excluía auxiliares de educação infantil da carreira do magistério.

Sem construir nenhum diálogo com a população, a Prefeitura esperava ter vitórias fáceis, já que conta com a maioria dos vereadores na base do governo. Porém, a reação foi gigante. Com uma mobilização impressionante da base da categoria, o Sindicato dos municipários foi capaz de quebrar a narrativa da Prefeitura e demonstrar a verdadeira face do projeto. Além disso, contou com a atuação abnegada da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), que também pertence ao quadro de carreira do magistério municipal, e ganhou a simpatia da maioria do povo de Pelotas. Essa equação foi fatal.

Em diversas tentativas, a base do governo não conseguia aprovar o projeto e manobrava até o limite para igualar as forças. Não deu certo. Ficou para hoje, 27/12, o capítulo final: esperavam que o período entre festas desmobilizasse a categoria, limitaram o acesso à câmara de vereadores e, assim, esperavam contar com a fidelidade da base do governo. Erraram novamente.

Por 15 votos contra 5, a grande maioria dos vereadores e vereadoras rejeitaram o projeto de desvalorização salarial e, temendo nova derrota, a base do governo retirou o projeto da taxa de luz. Dentro da Câmara, e principalmente na rua, explosão de felicidade. A luta incansável dos educadores garantiu uma acachapante vitória, mesmo em condições adversas. Um exemplo de mobilização e organização.

Vale destacar a atuação do mandato do PSOL Pelotas, na figura da vereadora Fernanda Miranda. O PSOL foi abnegado, transformou o mandato em um verdadeiro megafone das lutas sociais e contribuiu de forma decisiva para a grande vitória dos educadores e educadoras de Pelotas.

Por fim, ainda que a conjuntura nacional não permita grandes comemorações, dessa vez, Pelotas poderá comemorar a passagem do ano de forma mais tranquila e com a grande lição de que a luta, de fato, pode mudar a vida.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão