Com os Gilets Jaunes (Coletes Amarelos)

Militante do Emancipa passa um importante informe da situação política da França

Alain Geffrouais 16 jan 2019, 13:27

Há 8 semanas o movimento dos Gilets Jaunes desafia o governo da França. Na origem um mero protesto contra o aumento das taxas sobre combustível, ele vai se consolidando cada vez mais nacional, mais radical e ancorado à esquerda. Se na ocasião das festas de Natal e do final do ano a mobilização andou um pouco menor (porém sem nunca parar), nesse início de janeiro as massas voltaram a ocupar as ruas de Paris e das principais cidades da França. Nem a multiplicação dos controles (e das provocações) da polícia impediram essa expansão.

O custo de vida virou um tema central. Mesmo com o salário mínimo daqui sendo mais de três mil reais, segmentos inteiros da população (aposentados, assalariados precarizados, desempregados) mal conseguem sobreviver até o final do mês.

Muito importante também a participação do povo das pequenas cidades do interior da França que assistiram ano após ano, sob pretexto de racionalização dos serviços públicos, ao desmonte de escolas, colégios, correios e hospitais. Isso fez com que fossem obrigados a percorrer quilômetros até uma cidade maior para serem atendidos (daí o impacto das taxas sobre os carburantes).

Além das reivindicações iniciais, a pauta agora é contra o governo Macron: o movimento exprime a revolta contra um governo central a serviço dos poderosos. Simbolicamente, esse governo que aumentou as taxas sobre os carburantes e os impostos sobre as aposentadorias que impactam os mais pobres também decretou o fim do ISF (Imposto sobre as Fortunas), presente para os mais ricos. Os Gilets Jaunes querem ter voz, ser ouvidos e não mais depender dos factoides de burocratas, sejam eles franceses ou europeus.
Se no início a direita e a extrema direita tentaram se aproveitar do movimento, gradativamente a situação está mudando. As forças vivas da esquerda se fazem cada vez mais presentes através dos militantes da France Insoumise e do NPA (Novo Partido Anticapitalista).

Emancipa e os Gilets Jaunes têm muito em comum. Impressionante como que, tanto na França como no Brasil, a meritocracia está sendo utilizada para humilhar os pobres e desqualificar as reivindicações populares. Essa semana Macron, com toda a sua arrogância de classe, falou que “os franceses perderam o gosto do esforço”, insinuando que só e pobre quem quer. Um insulto para quem rala o mês inteiro para sobreviver. Essa provocação já recebeu aqui uma resposta à altura.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!