Daniel Bensaïd: militante, intelectual, amigo

Quarto artigo da série de obituários sobre o filósofo francês.

François Sabado 23 jan 2019, 00:12

Foi um dos fundadores da Jeunesse Communiste Révolutionnaire (JCR – Juventude Comunista Revolucionária) e da Ligue Communiste Révolutionnaire (LCR – Liga Comunista Revolucionária, seção francesa da Quarta Internacional).

Um líder do movimento de maio de 68, ele era uma daquelas pessoas com uma sensibilidade muito certeira para a iniciativa política. Ele tinha sido um dos líderes do Movimento 22 de Março. Compreendendo a dinâmica dos movimentos sociais, em particular a ligação entre o movimento estudantil e a greve geral dos trabalhadores, ele também foi um dos que entendeu a necessidade de construir uma organização política, de acumular as forças para a construção de um partido revolucionário.

A qualidade da inteligência de Daniel era combinar teoria e prática, intuição e compreensão política, ideias e organização. Ele poderia, ao mesmo tempo, liderar uma força de guarda e escrever um texto teórico.

Ele foi um dos que inspiraram uma luta que combinou princípios e limites políticos com abertura e uma rejeição ao sectarismo. Daniel, suas próprias convicções políticas profundamente enraizadas nele, sempre foi o primeiro a querer discutir, a tentar convencer, a trocar opiniões e a renovar o seu próprio pensamento.

Como membro da liderança diária da LCR do final dos anos 1960 até o início da década de 1990, ele desempenhou um papel decisivo na construção de um projeto, uma orientação que combinou atividade diária com uma perspectiva revolucionária. Uma boa parte de seu trabalho teórico e político foi focada em questões de estratégia, e nas lições das principais experiências históricas revolucionárias.

Daniel era profundamente internacionalista. Ele desempenhou um papel chave na construção da LCR no estado espanhol no período de Franco. Naqueles anos, ele desempenhou um papel importante dentro da Quarta Internacional, em particular acompanhando de perto os desenvolvimentos na América Latina e no Brasil. Ele contribuiu largamente para renovar nossa visão do mundo e nos preparar para os levantes do final dos anos 1980.

Dos anos 1990 até o final, enquanto continuava sua luta política, concentrou-se no trabalho teórico: a história das ideias políticas; O Capital, de Marx, 1669; o balanço do século XX e suas revoluções, sobretudo a revolução russa; ecologia; feminismo; identidades e a questão judaica; desenvolvendo novas políticas para a esquerda revolucionária diante da globalização capitalista. Frequentou e acompanhou regularmente o Fórum Social e o movimento pela justiça global.

Daniel assegurou a continuidade histórica do marxismo revolucionário aberto, não dogmático, e a adaptado às mudanças da nova época, com a perspectiva de transformação revolucionária da sociedade sempre à sua vista.

Embora gravemente doente, ele superou a doença por anos, pensando, escrevendo, trabalhando em suas ideias, nunca se recusando a viajar, a falar em manifestações ou a participar de simples reuniões. Daniel se colocou a tarefa de verificar a solidez de nossos fundamentos e transmiti-los para a nova geração. Ele colocou seu coração e toda a sua força nisso. Suas contribuições, no Instituto Internacional de Amsterdã [IIRE], nas universidades de verão da LCR e depois do NPA, no acampamento de jovens da Quarta Internacional, causaram um impacto em milhares de camaradas. Transmitindo a experiência do RCL ao NPA, Daniel decidiu acompanhar a fundação de nossa nova organização com um relançamento da revista Contretemps e formando a sociedade “Louise Michel” como um local para discussão e reflexão do pensamento radical.

Daniel foi tudo isso. E além disso ele era caloroso e sociável. Ele amou a vida. Embora muitos da “geração de 68” tenham virado a casaca e abandonado os ideais de sua juventude, Daniel não abandonou nenhum deles; ele não mudou. Ele ainda está conosco.

Artigo originalmente publicado na International Viewpoint. Tradução de Pedro Barbosa a partir da versão disponível em marxists.org.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão