Rechaçamos a decisão de Piñera de respaldar a autoproclamação de Guaidó

Coalizão da esquerda chilena se coloca contra posição de presidente do país sobre ocorrido na Venezuela.

Frente Ampla 31 jan 2019, 14:54

1- A Frente Ampla do Chile rechaça a decisão do Presidente da República Sebastián Piñera de respaldar a autoproclamação de Juan Guaidó como “presidente encarregado” da Venezuela, situando-se na mesma linha que o Presidente dos EUA e o Grupo de Lima.

2.- A autoproclamação de Juan Guaidó contraria o direito internacional o prescrito na Carta Fundamental do Estado da Venezuela, não contribuindo em nenhuma medida para a saída pacífica e democrática que o povo venezuelano merece. Ao contrário, acentua mais as tensões internas, os protestos e o enfrentamento entre civis, arriscando a nação venezuelana a um eventual golpe de Estado ou pior ainda, uma guerra civil, com todo o lamentável custo de vidas que isso implica.

3.- Nos parece que o governo sustenta uma posição contrária ao princípio de autodeterminação dos povos e de não-intervenção internacional, os implicam precisamente que seja o povo venezuelano o agente construtor de uma solução pacífica e democrática para esta situação, não podendo o restante dos Estados senão colocar-se a disposição deles.

4.- Chamamos ao Governo do Chile a colaborar numa saída para esta situação centrada no diálogo político e não na violência. Não devemos medir esforços em propiciar todas as instâncias de diálogo possíveis para uma saída pacífica à crise venezuelana, a fim de construir uma solução democrática que logre evitar o aprofundamento do conflito.

Reprodução da tradução publicada pelo Portal da Esquerda em Movimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão