Alerta “laranja”: crise no PSL sinaliza dificuldades de Bolsonaro

Após voltar do hospital para comandar o governo, Bolsonaro viu-se diante da pior crise nos quase 50 dias à frente do Palácio do Planalto.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 18 fev 2019, 23:11


Após voltar do hospital para comandar o governo, Bolsonaro viu-se diante da pior crise nos quase 50 dias à frente do Palácio do Planalto: Gustavo Bebianno – um de seus principais articuladores, ministro da Secretário-Geral da Presidência e peça-chave na campanha eleitoral – foi relacionado a esquema de movimentação de recursos de campanha do PSL para candidatas laranjas. A reportagem da Folha de São Paulo desnudou o esquema do PSL, a partir de Pernambuco, com fatos incontestáveis. Nesse caso, o jornalismo investigativo cumpriu um papel importante para identificar irregularidades profundas no entorno presidencial, que se somam às graves acusações anteriores sobre a campanha de Bolsonaro, como o uso de recursos não declarados de empresas na contratação de disparos massivos de mensagens de whatsapp e as transferências de recursos de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro e relacionado a milicianos cariocas, para o filho e para a esposa do presidente. 

O coordenador de campanha de Bolsonaro protagonizou um bate-boca via redes sociais com o clã Bolsonaro, levando sua crise para o centro do governo, gerando dúvidas e boatos pela imprensa. Na semana em que se preparava para voltar à cena e encomendar a proposta de reforma da previdência, o governo teve que desviar sua atenção para contornar a crise no PSL e no gabinete presidencial. Tal crise só evidenciou mais o despreparo de Bolsonaro, que se colocou num impasse: ou demitia o ministro e abria espaço para eventuais retaliações de um profundo conhecedor dos bastidores e manobras do bolsonarismo ou mantinha um ministro a quem chamou de mentiroso, expondo sua fragilidade diante de Bebianno. 

Após dias de impasses e idas e vindas, marcadas por declarações ameaçadoras de Bebianno à imprensa por meio de “interlocutores”, nesta segunda-feira, o presidente anunciou a demissão do ex-coordenador de campanha. Em vídeo anunciando a demissão, Bolsonaro elogiou o ex-ministro e o papel que cumpriu na campanha eleitoral, dizendo que pode ter havido “incompreensões de parte a parte”. Com a demissão de Bebianno, mais um general do Exército, Floriano Peixoto, assume posto no primeiro escalão do governo. A semana começa com a certeza de que a crise atrapalha a coesão dos planos da extrema-direita e de que o governo de Bolsonaro tem grandes dificuldades de operação.

Uma crise no coração do PSL

A publicação da reportagem da Folha sobre as candidaturas laranjas no domingo, dia 10 de fevereiro, caiu como uma bomba no ninho do bolsonarismo e na legenda que abriga seus parlamentares, o PSL. Bebianno, como presidente do PSL, operou a doação de R$ 400 mil para uma candidata em Pernambuco, Maria de Lourdes Paixão, que obteve apenas 274 votos. Uma segunda reportagem aferiu o valor de R$ 250 mil, enviados pelo mesmo Bebianno, para a campanha de uma ex-assessora que teria, ainda segundo o jornal, declarado ter utilizado a maior parte do recurso numa gráfica de fachada. O papel cumprido pela Folha de levar adiante esta investigação demonstra também a fissura entre o núcleo do governo e alas importantes da mídia tradicional.

A notícia espalhou-se, popularizando o caso das “laranjas” do PSL, levando Bebianno a ficar na defensiva. Tentando se aferrar à relação com o presidente, Bebianno por meio das redes sociais, afirmou que estava em contato com Bolsonaro e estaria “tranquilo”. Carlos Bolsonaro interveio, chamou o ministro de mentiroso e pediu sua cabeça. Jair Bolsonaro chegou a afirmar que gostaria de vê-lo fora do Planalto antes mesmo de retornar a Brasília. O outro detonador da crise teria sido o vazamento de áudios em que Bolsonaro atacava Bebianno por tentar marcar um encontro com executivos do Grupo Globo, tratado pelo clã Bolsonaro como “inimigo”.

As opiniões dividiram-se. Parte dos parlamentares do partido, Rodrigo Maia, Mourão e a ala militar pediram calma, com temor de uma implosão diante das ameaças veladas que Bebiano começara a fazer. Na queda de braço, interlocutores do governo ofereceram uma saída honrosa para o ex-ministro, cogitando entregar um cargo bem remunerado em Itaipu ou a embaixada em Roma em troca da “calma”.

O PSL, como projeto político e parlamentar, expressa o despreparo do próprio Bolsonaro. Janaína Paschoal defendeu Bebianno, assim como o desprestigiado líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo, e outros personagens partidários. Duas crises menores já tinham sido experimentadas pela bancada do PSL, na visita de comitiva à China e na indicação do líder na Câmara. As divisões num partido sem qualquer consistência programática, composto por arrivistas de extrema-direita que ingressaram no Parlamento apoiando-se na onda eleitoral bolsonarista, levantam dúvidas sobre até onde vai a lealdade de seus membros ao presidente e a seu governo.

O caso dos laranjas ainda envolve o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, até aqui preservado. Antônio é o principal dirigente do PSL em Minas Gerais, tendo sido campeão de votos no estado. O epicentro da crise em Pernambuco deixa na berlinda Luciano Bivar, atual presidente do partido e deputado federal, figura conhecida da casta política e do mundo da corrupta cartolagem esportiva.

O clã Bolsonaro: agressividade, despreparo e soberba

Novamente, foi o “clã” que entrou em campo para resolver o tema. Carlos Bolsonaro chamou para si o desmentido de Bebianno. Mourão disse que “rapaziada” precisava se acalmar. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, também interveio nas redes sociais para defender a família, reafirmando o afastamento de Bebianno.

Há uma disputa de poder no governo. O improviso de Bolsonaro começa a ser percebido por parte dos aliados. Ainda gozando de prestígio e carisma, contudo, seu núcleo mais direto, o clã familiar, é uma fonte permanente decrises, com a intromissão dos filhos parlamentares em assuntos governamentais e com sua produção diária de declarações reacionárias e estúpidas, que lançam confusão no governo.

O senador Flávio Bolsonaro tem tido um lugar discreto, após o escândalo dos depósitos de Queiroz, da nomeação de funcionários fantasmas e de familiares de milicianos na ALERJ. Sem nenhuma das questões levantadas pelo Ministério Público ter sido resolvida, diante do aparecimento de seu vínculo com milícias, o caso segue em aberto. Recordemos que um dos milicianos homenageados pelo gabinete de Flávio, quando deputado estadual, segue foragido.

A divisão no PSL e a exposição do partido ao escândalo das candidaturas têm alimentado rumores, desde o final de semana, de que o clã e seu entorno mais próximo estariam avaliando mais uma migração para nova legenda. Desta vez, seria a nova UDN (União Democrática Nacional, inspirada na sigla do século XX), em fase de criação.

Reforma da previdência: ordem unida no andar de cima

O bate-boca geral no governo multiplicou a desconfiança sobre a capacidade de Bolsonaro, ampliou o curto-circuito nas hostes da extrema-direita e atrasou as articulações para a apresentação da primeira versão do projeto de reforma da previdência.

Consenso entre as diferentes frações da burguesia e da grande mídia, a reforma da previdência começa a ser discutida sem que o governo tenha uma articulação forte no Congresso. Os desacertos da última semana custaram tempo, ao mesmo tempo em que o líder do governo na Câmara apontado por Bolsonaro, o novato Major Vitor Hugo, tem recebido ataques de deputados de seu próprio partido, o PSL, e de outros partidos da base, que o apontam como incapaz e sem legitimidade para liderar os parlamentares governistas.

O chamado à “racionalidade”, por parte de Maia e dos militares, busca ganhar tempo e terreno para entrar em campo na luta pela aprovação do projeto da reforma da previdência. Essa é a agenda para superar a crise dos laranjas e recolocar na ofensiva contra o povo o centro da ação política em Brasília. Espera-se que o próprio Jair Bolsonaro vá ao Congresso na quarta-feira apresentar o projeto da reforma. Ao mesmo tempo em que, com o gesto, o presidente busca recuperar iniciativa, sua identificação direta com a reforma tende, paulatinamente, a fazê-lo perder popularidade, dada a insatisfação popular com o ataque às aposentadorias.

Da parte dos movimentos sociais, algumas articulações iniciais, como plenárias nacionais de servidores e o ato marcado pelas centrais para o dia 20 em São Paulo, dão conta de que é preciso organizar e disputar a defesa da previdência pública. O exemplo a ser seguido é a greve dos municipários da capital paulista, que seguem na luta há meses contra a reforma da previdência municipal.

Seguir construindo a oposição ao projeto de Bolsonaro

O PSOL polarizou o plenário da Câmara sobre o caso dos “laranjas”, denunciando as manobras da campanha de Bolsonaro e exigindo a presença de Bebianno para explicar-se diante dos deputados. Com a apresentação da reforma da previdência, é preciso ampliar a capacidade política e organizativa da oposição, ainda desorganizada no Parlamento e na sociedade.

A denúncia dos absurdos e das fakenews da extrema-direita ao redor de Bolsonaro deve estar articulada com a exigência imediata de investigações e esclarecimentos sobre o caso Queiroz e os vínculos do ex-assessor e do clã Bolsonaro com as milícias cariocas. Em particular, é preciso exigir a conclusão das investigações do assassinato de Marielle Franco. Ao longo do mês de março, uma série de manifestações levará adiante seu exemplo e suas lutas, como no dia internacional das mulheres em 8 de março e nos atos de 14 de março, quando se completa um ano de seu assassinato sem que os executores e mandantes tenham sido punidos. Lutar por justiça para Marielle e Anderson é parte fundamental da luta contra o governo reacionário, antipopular e antinacional de Bolsonaro.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão