Após um Carnaval de Lutas, ocupar as ruas no 8 do Março

Vamos em peso ocupar as ruas com nossas bandeiras, faixas e reivindicações!

Nos últimos dias, o carnaval foi a maior manifestação popular contra o governo Bolsonaro desde a sua posse. Seja nos blocos, com as fantasias de laranja ou com o hino do carnaval (ai, ai, ai, o Bolsonaro é o carai), ou nos desfiles das escolas de samba, que reafirmaram a luta da negritude e a resistência do povo.

Por isso não é de se estranhar a postagem de Bolsonaro em suas redes sociais contra o carnaval. O governo quer atacar todas a forma de resistência. E no carnaval, sem dúvida, o maior alvo dos protestos foi o próprio presidente.

Também vale destacar que nos aproximando de um ano da execução política de Marielle Franco, sua figura segue sendo a expressão da luta do povo, das mulheres, da negritude, das LBTs, dos favelados. Ela esteve presente em inúmeros blocos de rua, e nos desfiles, com destaque para a homenagem da Mangueira.

A estratégia do governo é explícita, depois do carnaval, acelerar a discussão sobre a reforma da previdência e sua agenda anti-trabalhador. E, ao mesmo tempo, criminalizar os movimentos sociais e as frentes de oposição.

Por isso, é importante reforçar a convocatória do 8 de março em todo o país. Como foi registrado em várias cidades, as reuniões de organização foram expressivas, representativias e amplas. O 8 de março será o primeiro ato organizado a nível nacional com esse nível de unidade das organizações, coletivos, sindicatos, movimentos e partidos.

Neste ano, as pautas principais em todo país são: combate à violência contra a mulher e ao feminícidio, contra a reforma da previdência e por justiça para Marielle.

Em nível internacional, a luta das mulheres segue sendo vanguarda na luta contra os governos de extrema direita. Há um tentativa muito importante de greve das mulheres em toda a Europa.

Em nosso país, o 8 de março antecipa outras duas agendas importantes de mobilização: o 14 de março — data de um ano da execução de Marielle e o 22 de março — data nacional de mobilização contra a reforma da previdência. Desta forma, mais uma vez, a data pode inaugurar uma jornada de lutas contra este governo e suas medidas regressivas.

Por isso, nos próximos dias, a tarefa principal é reforçar a convocatória para os atos em todo país, seja pelas redes sociais, chamando suas amigas e colegas. E vamos em peso ocupar as ruas com nossas bandeiras, faixas e reivindicações!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão