Quem mandou matar Marielle e por quê?

Não descansaremos enquanto não soubermos quem encomendou a morte de Marielle e por qual motivo.

Luciana Genro 14 mar 2019, 23:04

Há um ano, a vereadora do PSOL Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram executados no Rio de Janeiro. Um atentado que gerou uma onda de comoção no Brasil e no mundo e cravou no centro do debate político uma pergunta, para a qual ainda não temos resposta: quem mandou matar Marielle e por quê?

Somente nesta semana é que foram identificados quem disparou o gatilho e quem dirigiu o veículo. A prisão de dois policiais envolvidos no crime representa um avanço importante na elucidação do caso, mas ainda é insuficiente. O fundamental é saber quem são os mandantes e qual a motivação.

A perseguição a quem defende os direitos humanos está marcada a ferro e fogo na história brasileira. Antes de Marielle, tivemos Chico Mendes, Dorothy Stang e tantos outros lutadores que tiveram suas vidas ceifadas por se oporem a interesses poderosos. As mulheres, o povo negro, a população indígena e a comunidade LGBTI são os alvos preferenciais. Não é por acaso que estes são os segmentos com menos acesso aos espaços de poder.

Marielle Franco era uma mulher negra, LGBTTI, de origem popular e de esquerda. Enfrentava com destemor a força das milícias no Rio.

São graves os indícios de que a família Bolsonaro possa ter relações com as milícias. A ligação entre poder político e força repressiva paraestatal controlando territórios e sufocando comunidades não é novidade no Brasil. A novidade está na forte suspeita de relação destes segmentos com o grupo instalado no Palácio do Planalto, o que confere à tragédia política do país elementos de atuação mafiosa.

Não descansaremos enquanto não soubermos quem encomendou a morte de Marielle e por qual motivo. Nós, do PSOL, seguiremos carregando a memória e as lutas de Marielle, que representava uma bandeira sem manchas em defesa da igualdade e de um Brasil e um mundo mais justos, onde o lucro não esteja acima do bem comum e da vida das pessoas.


Publicado originalmente no Diário de Santa Maria.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão