Quem mandou matar Marielle Franco?

Descobrir quem ordenou o assassinato de Marielle é fundamental para a causa política mais importante do nosso tempo: acabar com o autoritarismo no Brasil.

David Miranda 14 mar 2019, 17:28

Esta quinta-feira marcará um ano desde que a minha amiga e colega Marielle Franco foi assassinada. A execução de uma política eleita e ativista de direitos humanos na cidade do Rio de Janeiro mostrou o quanto o crime e a política estão intimamente ligados em uma das principais cidades do Brasil.

De acordo com a ONG Global Witness, mais ativistas de direitos humanos são mortos no Brasil do que em qualquer outro lugar do mundo – e isso em um momento em que nosso país está mais uma vez mostrando um declínio nos indicadores sociais. Em momentos como este, os defensores dos direitos humanos são figuras que devemos valorizar.

Marielle foi executada por um grupo conhecido como “O Escritório do Crime” – uma organização sombria e ardilosa que comete assassinatos a mando de políticos, criminosos, “milícias” paramilitares de direita – e quem mais tiver algumas centenas de milhares de reais para pagar pelo assassinato de alguém de quem não gosta.

Desta vez, mataram uma mulher nobre que se levantou em defesa da melhor das causas – uma ativista que colocou sua vida e seu poder político a serviço daqueles que foram historicamente oprimidos em uma sociedade marcada por profundas desigualdades.

Durante as investigações sobre o homicídio da Marielle, houve fortes indícios de que forças poderosas agiram para impedir a solução do caso. Em seguida, a Polícia Federal investigou a conduta da Polícia Civil – uma investigação da investigação – e o caso tomou um rumo diferente. A prisão, na terça-feira, dos dois homens suspeitos de cometer o assassinato, fez parte desse giro.

É crucial que o caso seja resolvido para acabar com mais ataques aos direitos fundamentais dos membros mais vulneráveis da nossa população – e para garantir que os políticos possam continuar fazendo o seu trabalho no Brasil.

É por isso que, além de saber quem puxou o gatilho da arma que matou Marielle, devemos saber quem foi o mandante do crime.

Os laços estreitos entre milícias ilegais e políticos no Rio de Janeiro representam uma violação extraordinariamente grave da nossa democracia. Nas horas que se seguiram às prisões dos supostos assassinos desta semana, uma fotografia começou a circular nas redes sociais mostrando o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, abraçando um desses homens.

Por si só, isto não prova qualquer ligação entre o Presidente e a sua família e o homicídio de Marielle. Mas a facilidade com que uma fotografia mostrando Bolsonaro com um membro da milícia foi encontrada é extremamente preocupante.

Quando o filho mais velho do presidente, Flávio, era deputado estadual no Rio, ele empregava a esposa e a mãe de um ex-policial fugitivo acusado de dirigir “O Escritório do Crime”.

Descobrir quem ordenou o assassinato de Marielle é fundamental para a causa política mais importante do nosso tempo: acabar com o autoritarismo no Brasil. Com isso vem a possibilidade de um movimento democrático que pode nos ajudar a superar a situação atual.

A prisão dos dois alegados assassinos foi um primeiro passo tardio, mas crucial. Agora, o passo seguinte – e muito mais importante – tem de ser dado. Este caso não será encerrado com a detenção de quem quer que tenha puxado o gatilho.

No ano passado, fizemos repetidas vezes duas perguntas.

Uma dessas perguntas pode ter sido respondida. Mas a outra continua por resolver: quem ordenou o assassinato de Marielle Franco?


Este texto foi publicado originalmente pelo Guardian e traduzido para português pelo Portal de la Izquierda.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão