Um dia decisivo para a Venezuela

A liderança burguesa da oposição se lançou num esforço concentrado para dividir e logo conquistar as forças armadas.

Roberto Robaina 30 abr 2019, 14:06

A crise na Venezuela se aprofunda. Hoje parece ser um dia decisivo. A liderança burguesa da oposição se lançou num esforço concentrado para dividir e logo conquistar as forças armadas. É um golpe de força. Uma jogada decidida. O governo dos EUA mais uma vez deixa claro seu apoio. Com certeza absoluta, foi parte desta decisão da oposição de se lançar dessa forma.

E a interferência estrangeira evidente e explícita, sua capacidade de comando sobre a oposição, torna o conteúdo da ação claramente antipopular, independentemente do apoio maior ou menor que parcelas do povo lhe confere. 

Ao disputar as forças armadas com ação direta para definir seu rumo dá um caráter também explícito de tentativa de golpe. E não é a primeira vez. Os EUA já fizeram isso contra Hugo Chávez em 2002. Agora, novamente. São muitos anos de agressão contra o país. 

Não sou partidário do governo Maduro, cuja natureza burocrática e autoritária é evidente.

Mas a autodeterminação deve ser a base de uma política correta e justa. E este princípio nunca é respeitado pelos EUA. Com Trump é que esse quadro não iria mudar. Ao contrário. Com a redução de seu peso na economia mundial e a crise terminal de sua hegemonia política sobre o globo, ele pretende aumentar sua influência no que sempre considerou seu “pátio traseiro “. Por isso, intensificou o ataque à soberania da Venezuela, apoiado, agora, pelo reacionário governo de Bolsonaro, com suas posições pró-coloniais e fascistas.

A oposição burguesa e golpista de Guaidó e Leopoldo López quer impor ao país um plano econômico e social de submissão aos interesses de Washington. Infelizmente, o povo da Venezuela atualmente está sem alternativa. Precisam, sim, de um novo regime e de um novo governo, mas com estes líderes burgueses golpistas, a situação do povo será ainda pior. Eles não trazem esperança, mas, sim, mais ataques aos interesses populares, sofrimento e ameaça à paz. O caráter decisivo do dia de hoje obrigou o governo a dar o próximo passo: prender Guaidó ou cair mais cedo do que tarde.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão