Educação trucou, Capitão Boldonaro pediu seis

Presidente faz referência ao chá de Boldo ao chamar qualquer política antipovo de remédio amargo.

Pedro Munhoz 22 maio 2019, 13:12

Acossado pela quebra de sigilo bancário de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, e do famigerado Fabrício Queiroz; jogado às cordas pelos massivos protestos de professores, estudantes e de pessoas genuinamente interessadas no futuro da educação pública brasileira; corroído por disputas intestinas em sua base no Congresso Nacional e no interior de seu próprio partido, o PSL, Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil decidiu tomar providências no sentido de continuar brincando naquele suntuoso playground em que se tornou, ultimamente, o Palácio do Planalto.

Sua briosa assessoria de Redes Sociais, regiamente paga com dinheiro público para espraiar pelos quatro cantos do país historietas surreais sobre mamadeiras eróticas sendo distribuídas em creches públicas, deliberou, com o intuito de abafar a crise e, provavelmente, por herméticas razões de ordem numerológica, subir no twitter a hashtag #BoldonaroNossoPresidente. A esquerda, sempre maldosa, descuidou de analisar em profundidade a brilhante estratégia, atribuindo a campanha de comunicação à existência de robôs entre os seguidores do Messias  no twitter, mas olvidou-se do fato de que o Capitão tem por guru um talentoso astrólogo versado nas artes ocultas, que deve ter orientado o militar aposentado a mudar de sobrenome com o intuito de afastar de si a influência danosa dos astros.

Ademais disso, o novo sobrenome  presidencial tem o condão de aproximar o Presidente dos liberais, que têm o enraizado hábito de chamar qualquer política bizarramente antipovo de remédio amargo, ao fazer uma referência ao chá de Boldo, que tem reconhecidas propriedades medicinais e um paladar um tanto acre. O nome Boldonaro remete à tal reforma da previdência, que, tendo sabor deveras acre, veio ao mundo para curar os trabalhadores da possibilidade de terem uma velhice tranquila.

Não devemos nos esquecer de que o branding Bolsonaro se encontra um tanto mal visto do mercado, com o Capitão navegando em impopularidade recorde e os filhotes metidos em esquemas inescusáveis e prestes a explodirem. Portanto, diriam os coaches corporativos, nada melhor do que um rebranding, para afastar o lídimo Capitão Boldonaro do estigma maligno associado ao próprio sobrenome. Afinal, diferentemente de Bolsonaro, Boldonaro é a nova política, ele é, tal qual o slogan da Água Tônica  Antártica, “o amargo que transforma”.

Além da mudança de nome (aos moldes de Prince, que se transformou em The Artist), Boldonaro, presidente que se gaba de ser um cara simplão, um tio churrasqueiro e inconveniente típico, com camisa de time falsificada, calça de tactel e chinelos Ryder, resolveu, com o intuito de manter intacta a sua popularidade, apelar para outro grande símbolo do devir tiozão, que o Capitão adota como meio de vida para angariar a empatia de seus apoiadores: o truco.

Ora, quem já esteve em um churrasco de família sabe que um dos pontos altos do evento é o momento em que o tio churrasqueiro, embriagado de cerveja Glacial e de elevado espírito de emulação, desafia a sobrinhada a jogar contra ele uma partida de truco. Para tanto, ele saca da algibeira um maço de cartas de baralho surrado e convoca os demais à jogatina, entre divertidas e irrealistas bravatas. Pois, Boldonaro é, nessa cena tão familiar, o tio inconveniente. Os sobrinhos são os manifestantes de 15 de março. O baralho surrado, por sua vez, traz algumas cartas marcadas pelo uso e pela malandragem.

o Capitão Boldonaro, também lhe assombram algumas táticas de jogo surradas, questionáveis, antigas, mas que, em sua embriaguez, parecem-lhe completamente funcionais. O milico-mor da República relembra e quer imitar aquele jogo histórico do amigo Fujimori, que lhe permitiu ficar algumas rodadas na mesa por meio de uma blefada épica, mas se esquece do tragicômico colega Jânio Quadros que, fazendo jogo semelhante, ficou sozinho nas brumas da história, a ver navios.

Quando os sobrinhos da educação trucaram com manifestações que abalaram ainda mais a estabilidade do tio churrasqueiro e inconveniente, Boldonaro, inspirado por Alberto Fujimori e assombrado por Jânio Quadros, pediu seis. Chamou aos manifestantes de idiotas úteis, de imbecis. Convocou uma manifestação em prol de Sua Augusta Figura para o domingo, dia 26, para não atrapalhar o trânsito.

Cabe à sobrinhada, no dia 30, pedir nove. Ele pode pedir jogo, mas, embriagado que está, deve achar que o ás de copas que ele traz nas mãos vale mais do que o zap. Boldonaro, em sua embriaguez de poder, deve achar que é Napoleão III, ou mesmo Alberto Fujimori. Acontece. Mas não passa de um pequeno Jânio de chinelos Ryder e calça de tactel, um Fernando Collor que não fala português fluente. Chama pro jogo, cartas na mesa, vamos ver quem leva os tentos. Quem sabe, assim, esse maldito e vergonhoso churrasco não se acaba em uma vitória.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão