Manifesto em defesa da democracia e da mandata Renata Souza

A perseguição de Witzel a atuação parlamentar de Renata Souza pretende silenciá-la. Nós, abaixo assinados, não deixaremos que mais uma mandata de mulher negra e favelada seja interrompida.

Manifesto Renata Souza 14 maio 2019, 14:58

No último dia 4 de maio, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, esteve no helicóptero da Polícia Civil que disparou rajadas numa favela de Angra dos Reis (RJ), atingindo uma tenda evangélica. Por conta desse e outros episódios, a deputada estadual Renata Souza enviou um informe à OEA e ONU.

Após a repercussão, o governador Witzel decidiu usar o seu partido para recorrer a uma suposta quebra de decoro por parte da deputada estadual Renata Souza. Seu objetivo é desviar a atenção do principal problema do Rio: o aumento da letalidade policial na sua gestão. O Instituto de Segurança Pública registrou mais de 434 casos de mortes por intervenção policial, só nos primeiros 4 meses do ano de 2019: o maior número dos últimos 20 anos!

A ação do Governador de censurar e cercear a deputada estadual e defensora do direito à vida, Renata Souza, é uma invasão a independência entre os poderes, uma grave ameaça à democracia, na medida em que o poder executivo interfere diretamente sobre o exercício legislativo, impondo limites para atuação de parlamentares eleitos pelo povo.

Trata-se de uma ação autoritária de censura por parte do Governador que ignora ser a democracia política um campo marcado pela pluralidade de ideias, não se admitindo em uma democracia o silenciamento dos que se opõem a atual gestão do executivo estadual.

A denúncia feita pela deputada estadual Renata Souza, que é também presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania da Alerj, é mais que um direito, é uma responsabilidade da sua mandata: manifestar-se sempre que não esteja garantida a dignidade humana. Questionável seria a sua omissão diante das graves violações de direitos humanos que temos visto cotidianamente durante as operações policiais.

A perseguição de Witzel a atuação parlamentar de Renata Souza pretende silenciá-la. Nós, abaixo assinados, não deixaremos que mais uma mandata de mulher negra e favelada seja interrompida.

Ninguém solta a mão da Renata Souza!

#NinguémSoltaAMãoDaRenata #NãoSereiInterrompida
#LuteComUmaPreta #MandataRenataSouza

Assine a petição aqui!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão