Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

A literatura nos tempos de cólera

Nos negam educação e nos oferecem violência: a literatura será resistência.

Detalhe do interior da Biblioteca Nacional
Detalhe do interior da Biblioteca Nacional

Parece uma leviandade falar de Literatura em tempos tão desafiadores. Em uma conjuntura de crise- política, econômica, social, moral- e de ataques constantes a direitos duramente conquistados, como ter espaço para fruir Literatura e falar sobre ela? Como falar de acesso a livros em um país com níveis altíssimos de desemprego, em que o mercado editorial faz do livro um produto inacessível à maioria da população, que sofre com o descaso com as políticas educacionais e de promoção da cultura? O convite à imersão em outras realidades, o deleite em selecionar títulos, conhecer personagens e enredos ou simplesmente a possibilidade de se ter tempo para a leitura, parece um sonho muito distante dos tempos em que vivemos.

A cólera- que nesses tempos se manifesta no discurso e na prática daqueles que governam, não deixa de também nos encolerizar e endurecer, pela necessidade de resposta e resistência aos seus desmandos. Em meio a tudo isso, a Literatura é legada a um segundo plano. Os livros são deixados de lado para que nos ocupemos em difíceis e necessárias tarefas para garantir nossa sobrevivência. Nesse contexto, a literatura é vista mais uma vez como acessória, dispensável, e não como necessidade humana, alimento moral e intelectual.

Para além do pouco espaço que a dura realidade nos deixa para sermos humanos, produzirmos e fruirmos Arte, os próprios poderosos veem na Literatura uma ameaça, pois sabem ser ela um dos principais meios para formação, conscientização e emancipação dos oprimidos. Se encolerizam contra a ciência, o conhecimento e a cultura: nos negam educação e nos oferecem violência. Nos negam livros e nos oferecem armas. Não à toa dêmos à nossa resistência contra os cortes na educação o nome de Levante dos Livros. Erguer esses “objetos transcendentes”, como diria Caetano Veloso, capazes de “lançar mundos no mundo”[1], contra as armas que nos apontam, é resistência de grande efeito simbólico.

É importante ter consciência, no entanto, de que para os marginalizados e massacrados pelo sistema, os tempos sempre foram de cólera e, nesse sentido, a Literatura sempre foi ameaçada, relegada, ainda que por alguns também compreendida como uma forma de resistir e de se pensar a resistência.

No célebre texto em que defende o acesso à arte e à literatura como um direito humano inalienável[2], Antonio Candido resgata a ideia de que a Literatura sempre foi uma forma de expressão humana, em todas as épocas da humanidade. Os livros narram os grandes avanços e retrocessos da civilização e a própria luta de classes como um todo, através dos conflitos de suas personagens, imersos e entrelaçados a realidades sociais e políticas. Afinal, a Literatura é o “sonho acordado das civilizações” e, além disso, ferramenta fundamental para nossa humanização, especialmente quando insistem, no processo de produção e consumo do sistema capitalista e suas crises, em negar nossa humanidade.

Como então pensar a luta revolucionária, sem falar em Literatura? Sendo registro da vida humana, em sua complexidade e extensão, ela nos permite pensar dialeticamente nossos problemas e, ao nos humanizar, no catártico processo de contato com outras realidades, nos dá a possibilidade de uma nova visão de mundo e de sua organização social e política, se constituindo, como defende Candido, um “modelo de superação do caos”.

Para ser revolucionário não é necessário que um livro seja abertamente panfletário- embora sejam vários os exemplos na historiografia de escritores e narrativas engajadas, com cunho humanitário, social e político explícitos, a Literatura por si só, ao tomar os elementos da realidade e reorganizá-los, é essencialmente subversiva e revolucionária. J.P. Sartre[3], por exemplo, defende até mesmo que a literatura, em suas várias expressões, é de fato uma tomada de posição. Se conhecemos melhor o mundo, nos tornamos mais sensíveis às suas injustiças e à necessidade de sua transformação. Talvez venha daí o medo que os poderosos têm de uma sociedade letrada e leitora.

Por tudo isso, a Literatura não pode ser vista como algo acessório e dispensável, tampouco como simples instrumento de denúncia social de forma panfletária, mas em essência como legítima expressão da humanidade e de sua organização social, revolucionária e subversiva, uma vez que reorganiza os elementos da realidade e nos amplia a compreensão do mundo.

A Literatura é, portanto, nesses tempos de cólera, assim como sempre foi, resistência. Para além disso, é suprimento que alimenta o espírito revolucionário, o sensibiliza e sustenta no desejo de mudança e em sua própria humanidade. 

 Trabalhadores e estudantes do mundo, levantai vossos livros!


[1] “Livros”, Caetano Veloso (1997)

[2] “O direito à literatura”, Antonio Candido in Vários Escritos (1988)

[3] Que é literatura?, Jean Paul Sartre (1947)

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Ilustração da capa da Revista Movimento

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista