A literatura nos tempos de cólera

Nos negam educação e nos oferecem violência: a literatura será resistência.

Iolanda Silva Barbosa 5 jun 2019, 20:51

Parece uma leviandade falar de Literatura em tempos tão desafiadores. Em uma conjuntura de crise- política, econômica, social, moral- e de ataques constantes a direitos duramente conquistados, como ter espaço para fruir Literatura e falar sobre ela? Como falar de acesso a livros em um país com níveis altíssimos de desemprego, em que o mercado editorial faz do livro um produto inacessível à maioria da população, que sofre com o descaso com as políticas educacionais e de promoção da cultura? O convite à imersão em outras realidades, o deleite em selecionar títulos, conhecer personagens e enredos ou simplesmente a possibilidade de se ter tempo para a leitura, parece um sonho muito distante dos tempos em que vivemos.

A cólera- que nesses tempos se manifesta no discurso e na prática daqueles que governam, não deixa de também nos encolerizar e endurecer, pela necessidade de resposta e resistência aos seus desmandos. Em meio a tudo isso, a Literatura é legada a um segundo plano. Os livros são deixados de lado para que nos ocupemos em difíceis e necessárias tarefas para garantir nossa sobrevivência. Nesse contexto, a literatura é vista mais uma vez como acessória, dispensável, e não como necessidade humana, alimento moral e intelectual.

Para além do pouco espaço que a dura realidade nos deixa para sermos humanos, produzirmos e fruirmos Arte, os próprios poderosos veem na Literatura uma ameaça, pois sabem ser ela um dos principais meios para formação, conscientização e emancipação dos oprimidos. Se encolerizam contra a ciência, o conhecimento e a cultura: nos negam educação e nos oferecem violência. Nos negam livros e nos oferecem armas. Não à toa dêmos à nossa resistência contra os cortes na educação o nome de Levante dos Livros. Erguer esses “objetos transcendentes”, como diria Caetano Veloso, capazes de “lançar mundos no mundo”[1], contra as armas que nos apontam, é resistência de grande efeito simbólico.

É importante ter consciência, no entanto, de que para os marginalizados e massacrados pelo sistema, os tempos sempre foram de cólera e, nesse sentido, a Literatura sempre foi ameaçada, relegada, ainda que por alguns também compreendida como uma forma de resistir e de se pensar a resistência.

No célebre texto em que defende o acesso à arte e à literatura como um direito humano inalienável[2], Antonio Candido resgata a ideia de que a Literatura sempre foi uma forma de expressão humana, em todas as épocas da humanidade. Os livros narram os grandes avanços e retrocessos da civilização e a própria luta de classes como um todo, através dos conflitos de suas personagens, imersos e entrelaçados a realidades sociais e políticas. Afinal, a Literatura é o “sonho acordado das civilizações” e, além disso, ferramenta fundamental para nossa humanização, especialmente quando insistem, no processo de produção e consumo do sistema capitalista e suas crises, em negar nossa humanidade.

Como então pensar a luta revolucionária, sem falar em Literatura? Sendo registro da vida humana, em sua complexidade e extensão, ela nos permite pensar dialeticamente nossos problemas e, ao nos humanizar, no catártico processo de contato com outras realidades, nos dá a possibilidade de uma nova visão de mundo e de sua organização social e política, se constituindo, como defende Candido, um “modelo de superação do caos”.

Para ser revolucionário não é necessário que um livro seja abertamente panfletário- embora sejam vários os exemplos na historiografia de escritores e narrativas engajadas, com cunho humanitário, social e político explícitos, a Literatura por si só, ao tomar os elementos da realidade e reorganizá-los, é essencialmente subversiva e revolucionária. J.P. Sartre[3], por exemplo, defende até mesmo que a literatura, em suas várias expressões, é de fato uma tomada de posição. Se conhecemos melhor o mundo, nos tornamos mais sensíveis às suas injustiças e à necessidade de sua transformação. Talvez venha daí o medo que os poderosos têm de uma sociedade letrada e leitora.

Por tudo isso, a Literatura não pode ser vista como algo acessório e dispensável, tampouco como simples instrumento de denúncia social de forma panfletária, mas em essência como legítima expressão da humanidade e de sua organização social, revolucionária e subversiva, uma vez que reorganiza os elementos da realidade e nos amplia a compreensão do mundo.

A Literatura é, portanto, nesses tempos de cólera, assim como sempre foi, resistência. Para além disso, é suprimento que alimenta o espírito revolucionário, o sensibiliza e sustenta no desejo de mudança e em sua própria humanidade. 

 Trabalhadores e estudantes do mundo, levantai vossos livros!


[1] “Livros”, Caetano Veloso (1997)

[2] “O direito à literatura”, Antonio Candido in Vários Escritos (1988)

[3] Que é literatura?, Jean Paul Sartre (1947)


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão