Porto Rico se levanta

Bruno Magalhães analisa a luta do povo de Porto Rico.

Bruno Magalhães 25 jul 2019, 17:11

Na última semana a população de Porto Rico iniciou uma jornada de lutas histórica  na ilha caribenha, com centenas de milhares indo às ruas contra o governador Ricardo Rosselló após o vazamento de uma série de mensagens particulares nas quais o governador sugere a obstrução da justiça, a exoneração de servidores públicos por razões políticas, realiza uma série de comentários machistas e homofóbicos e despreza a situação social da ilha, afetada pela crise econômica e ainda se recuperando da passagem do furacão María em 2017. 

Os protestos se iniciaram no contexto de denúncia e prisão de importantes funcionários do governo como a ex-secretária de educação Julia Keleher, que destinou contratos públicos para contatos próximos, implantou um plano de privatização da educação no país e fechou mais de 400 escolas públicas em sua gestão. Apesar da dura repressão pela violência policial, as manifestações continuam e crescem em um movimento sem precedentes na história porto-riquenha, cercando “La Fortaleza” (a residência oficial do governador) e colocando em cheque todo o establishment político do país. Na tentativa de conter a insatisfação popular, Rosselló anunciou neste final de semana sua desistência de concorrer à reeleição no próximo ano.

É importante ressaltar que Porto Rico não é um país independente, mas uma colônia norte-americana considerada um “território não-incorporado” pelo governo dos Estados Unidos. Seus habitantes não podem nem mesmo votar nas eleições para presidente, tendo seus direitos políticos recusados e vivendo sob controle direto do império. Além do anacronismo da situação política porto-riquenha, a população ainda vive uma situação complexa na qual o status dependente do país perante o governo dos EUA impede uma série atividades políticas, tornando esta recente mobilização um verdadeiro marco histórico na luta social da ilha. 

O lema “Puerto Rico se levanta” utilizado pelos manifestantes remete ao slogan da reconstrução após o furacão mas agora com grande força política exigindo a queda de Rosselló e uma mudança política na ilha.  O conteúdo vulgar das mensagens trocadas pelo governador foi a faísca que acendeu uma chama de revolta contra esta situação de conjunto e demonstrou de forma evidente a relação entre a retirada de direitos promovida pela política neoliberal e os mecanismos de corrupção tão disseminados na relação entre o poder público e setores privados.  

A coalizão Victoria Ciudadana tem sido a organização política mais destacada nas mobilizações. Reunindo desde ex-candidatos derrotados nas últimas eleições a grupos de esquerda da ilha, este agrupamento em fase inicial procura se apresentar como alternativa. E assim como nos levantes do resto do planeta, as manifestações em Porto Rico são levadas adiante por multidões de jovens indignados que vem sua situação devida piorar e lutam contra um governo corrupto que retira direitos.  

A situação de Porto Rico influencia a política norte-americana de distintas maneiras. O crescente questionamento do status colonial da ilha se combina com o acirramento da agenda política racista de Donald Trump, que recentemente declarou que as parlamentares de esquerda de comunidades imigrantes deveriam “voltar aos seus países”. Alexandria Ocasio-Cortez, a principal representante deste grupo, é filha de porto-riquenhos e a declaração de Trump contra ela evidencia o caráter da opressão colonial dos EUA sobre Porto Rico, visto exclusivamente como uma base militar e território extrativista para o governo norte-americano. 

O levante do povo de Porto Rico nos dá mais uma mostra das enormes contradições internas vividas pelo imperialismo norte-americano e ao mesmo tempo evidenciam novamente como as políticas neoliberais necessitam das relações de corrupção para impor sua agenda antidemocrática de cortes e retirada de garantias aos trabalhadores. E, mais uma vez, a juventude se coloca à frente dos processos mais avançados, novamente exigindo democracia real e poder para a maioria enquanto os grupos políticos tradicionais dão às costas para os problemas e anseios da população.

Fonte: Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco – https://internacional.laurocampos.org.br/2019/07/porto-rico-se-levanta/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão