Carta de um petroleiro

A Petrobras é do povo brasileiro. Não de acionistas donos do capital.

Eduardo Soares 17 ago 2019, 16:16

Essa é uma carta de reconciliação da Petrobras, não aquela formada pelo governo, mas aquela formada por petroleiros e petroleiras, com a sociedade brasileira.

Para isso precisamos nos desculpar pelos últimos anos que desapontamos a nossa sociedade. Nos últimos anos, quiçá na última década, nos perdemos na missão tão importante que nos foi designada em atender aos interesses do povo brasileiro. Não cumprimos nosso papel da forma como toda a sociedade esperava e estamos muito tristes, angustiados, desapontados com nosso trabalho que se perdeu no meio de um emaranhado de interesses políticos e individuais que trouxe tantos danos e indignação ao nosso povo.

Isso nos leva a relembrar nossa história de superação. Uma história de mais de 60 anos, em que nos superamos, nos arriscamos para oferecer uma oportunidade, uma alternativa, um caminho próspero para nossa sociedade.

Fomos capazes de descobrir, desenvolver do nada, uma indústria que ainda hoje é líder mundial em tecnologia no ramo de óleo e gás. Tudo feito pelos interesses da nossa população. Fizemos o que nenhuma empresa ou grupo de pessoas no mundo seria capaz de fazer. E só conseguimos por termos o interesse, motivação de oferecer ao nosso povo, a nós mesmo, condições melhores, oportunidades melhores, uma vida mais fácil e feliz. Repito, fizemos pois só o povo brasileiro seria capaz de fazê-lo. Só nosso povo marcado por limitações e dificuldade com uma capacidade de superação única seria capaz de fazer.

Queremos nos reconciliar com esses valores. Mostrar para a sociedade que somos merecedores desse crédito e que somos os únicos capazes de reverter, de reviver esse sentimento de desamparo que vem nos assolando nos últimos anos.

Por que estamos aqui? Por que nos deram tamanha missão? Qual é nossa missão?

Precisamos reviver nossa missão, nossos interesses, nosso amor pelo que fazemos e isso começa com um sincero pedido de desculpas por nossa categoria não o ter conseguido fazer nos últimos anos.

Nos perdemos justamente quando fomos envoltos numa concorrência interna tão intensa que nos colocou uns contra os outros nos desviando de nosso objetivo principal, o de atender as necessidades do povo brasileiro. Quando nos preocupamos mais com atender a lideranças internas que não tinham o povo brasileiro como acionista principal, como interesse principal. Foi um erro. Apenas um erro. Um erro entre tantos acertos.

Precisamos lembrar que nossa existência não se resume a esse erro, pontual e corrigível. Nunca é tarde para nos reinventarmos, nos redirecionarmos para aquilo que realmente importa. Ainda somos dignos, mais que dignos, capazes, únicos capazes de cumprir essa missão. Estamos novamente à disposição do povo brasileiro.

Ninguém conhecesse nossas unidades como nós mesmos. Ninguém é mais capaz do que nós mesmos de torna-las novamente as melhores do mundo, as melhores para nosso povo. Somos especialistas, somos eficientes, somos fortes. Juntos somos muito mais.

Quem descobriu o pré-sal? Quem descobriu a bacia de campos? Quem construiu uma rede de dutos de distribuição de petróleo para todo o país? Quem criou uma empresa que fornece capaz de fornecer gás a todos os brasileiro? Quem construiu tantas refinarias em nosso país? Quem fez tanto pelo povo brasileiro? A PETROBRAS. Fomos nós. E nós somos capazes de fazer muito mais. Independente do governo que nos governa.

Vimos por meio desta carta oferecer todo nosso trabalho e nosso esforço ao povo brasileiro. E o faremos de uma forma nunca antes vista, ou percebida. Os outros países, as multinacionais do petróleo vão querer aprender conosco. Usaremos todo nosso esforço, capacidade, recursos humanos e naturais em prol do povo brasileiro. Vamos lutar por isso. Não por um governo, ou por um líder, mas pelo povo, aquele que efetivamente rege nossos interesses.

Aprendemos com o que se passou. Nos tornamos melhores. Não cometeremos o mesmo erro. A missão nos foi dada pelo povo, nosso compromisso é com o povo, não com determinado governo ou liderança. Jamais permitiremos que se infiltrem novamente no nosso dia a dia para nos desviar do compromisso com a sociedade brasileira. Somos altamente qualificados para esta missão e estamos à disposição do povo para o povo. A Petrobras é do povo brasileiro. Não de acionistas donos do capital. Tenham certeza, eles continuarão a investir pois faremos um trabalho admirável pois temos um propósito, um compromisso com vocês.

Essa é e sempre foi a nossa luta, a motivação diária de nossas vidas. O porquê de estarmos onde estamos. Fomos treinados e ensinados a sermos os melhores no que fazemos e somente o fazemos por acreditarmos em nossa missão.

Pedimos que continuem acreditando e lutando por nosso povo. Estamos juntos e não abrimos mão. Petrobras para o povo brasileiro.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão