Coringa – herói revolucionário ou vilão fascista?

Coringa é um sociopata porque vive num mundo doente de sua falta de empatia.

Gustavo Rego 13 out 2019, 19:22

Em todas as versões do personagem, Coringa é sempre um niilista. Para ele, a vida não faz sentido e estamos todos sozinhos. Daí deriva-se o seu gosto pelo caos e a sua sociopatia. Mas, nesta versão, essa não é uma característica natural ou fruto de um acidente num rio contaminado por ácido. Coringa é um sociopata porque vive num mundo doente de sua falta de empatia (exceto por um indivíduo ou outro): “sou eu ou todos estão ficando loucos esses dias?” Esse mundo é a sociedade neoliberal (o filme se passar em 1981 não é nada trivial) marcada por desigualdades, desmonte dos serviços públicos, violência e, principalmente, individualismo. Alguns consideraram o filme perigoso pois humaniza o vilão e nos faz sentir empatia por ele. Eu diria: e daí? Conhecer o contexto material em que se formam os “vilões” não os isenta de sua responsabilidade mas nos permite tratar a raiz da sua maldade – a sociedade. E sentir empatia por alguém não significa validar tudo que ela faça. Aliás, a importância da empatia é a mensagem central do filme, de acordo com os próprios criadores.

Pelo seu caráter crítico, alguns estão tachando Coringa como um filme “de esquerda”, ou, pior ainda, achando que o personagem central é um exemplo a ser seguido. Calma lá. O niilismo não é nada revolucionário. Como militante socialista, trabalho todos os dias para que as pessoas acreditem na possibilidade de construir uma sociedade mais justa. Nada menos niilista do que isso. O próprio personagem diz naquele programa de auditório que não tinha nenhuma pretensão política. Da mesma forma, o filme constata a existência da luta de classes, mas não a coloca como algo a partir do qual seria possível trazer boas transformações. Ao contrário, as massas são irracionais e violentas.

Mas de novo eu digo: e daí? Não acho que o papel da arte seja sempre dar exemplos pedagógicos e cumprir um papel “edificante”. Essa é uma visão bem moralista que vem desde a pintura dos vitrais nas igrejas católicas até a propaganda do nazismo e estalinismo. A arte serve pra nos fazer refletir, sentir alguma coisa… Na minha opinião, o niilismo é uma filosofia que não deve ser levada às últimas consequências, mas, às vezes, é importante entrar em contato com o vazio que ela desperta. Bacurau me deixou mais animado mas eu detestaria viver num mundo em que não houvesse Coringa.

O riso é um elemento central para desenvolver esse argumento da trama. Arthur Fleck, como boa parte de nós descobrimos quando começamos a fazer terapia, tem dificuldade em viver e expressar sentimentos negativos – o apelido de “Happy” que a mãe coloca nele é genial nesse sentido. Mas o niilismo de Coringa o faz pensar: será que essa minha risada é mesmo um transtorno? o que é loucura e o que é sanidade? o que é engraçado e o que é trágico, afinal? Com isso, o filme também traz a discussão sobre os limites do humor. Repara que, na cena em que Fleck vai fazer seu show, o humorista antes dele faz piadas terrivelmente misóginas que poderiam muito bem ter sido feitas pelo Danilo Gentili. O público também é levado encarar sua própria psicopatia na cena do anão, em que muitos na sala riram quando viram o pobre homem não conseguindo alcançar o trinco da porta.

Coringa é um filme perigoso? Talvez. Mas é sempre perigoso desafiar nossas convenções dessa forma. Acho que vale a pena topar o risco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão