Novo Peru: solidariedade com o povo chileno

Esquerda peruano presta apoio às mobilizações no Chile.

Nuevo Perú 23 out 2019, 14:06

Nos últimos dias, o governo do presidente Sebastián Piñera emitiu uma série de novas medidas neoliberais que, entre outras coisas, aumentara o custo das passagens no transporte público, agravando a já deteriorada economia da maioria das e dos chilenos. Ante estas medidas, a cidadania respondeu com mobilizações que incluíram evasões massivas no sistema de metrô e protestos de rua a nível nacional. O governo se viu obrigado a reverter o aumento de passagens mas já a indignação popular com um sistema político e econômico excludente havia explodido violentamente. Milhares de estudantes, trabalhadores, mulheres, coletivos e cidadania em geral protestam contra o atual regime de vida que impõe o neoliberalismo por quatro décadas, o mesmo que gera desigualdade, marginalização e precarização, beneficiando somente a pequena elite governante.

A massiva mobilização popular foi respondida com a característica brutalidade da direita chilena que ante a falta de razão recorreu à força decretando o estado de exceção, toque de recolher e militarização do país recriando os piores tempos da ditadura pinochetista. Esta repressão cobra já a vida de dez pessoas, além de centenas de feridos e detidos, denúncias de abusos em delegacias e de agressão sexual contra as mulheres que uma sociedade democrática não pode tolerar.

O ocorrido em Equador e Chile demonstra o pouco que lhe durou à direita o triunfalismo de seu projeto de restauração neoliberal. Em sua tentativa de ajustar o caixa, seu primeiro instinto foi passar a conta ao povo e aos serviços públicos. Jamais passou por suas cabeças acabar com os privilégios fiscais das grandes empresas. Hoje fica claro que a direita chilena não é nem moderna, nem liberal nem democrática, ao primeiro sinal de protesto popular, recorrem à repressão, à mentira e à imposição.

Como Movimento Nuevo Perú manifestamos nossa solidariedade com a justa mobilização do povo chileno e condenamos a brutal violência repressiva. A comunidade internacional não pode permanecer indiferente ante um presidente que lhe declarou a guerra a seu povo e que pretende restaurar a governabilidade neoliberal a sangue e fogo.  Confiamos em que, como em outras vezes em sua história, o povo chileno conquistará definitivamente a dignidade e a esperança.

Reprodução da tradução publicada pelo Portal da Esquerda em Movimento.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão