Novo Peru se solidariza com o povo do Equador

Movimento presta solidariedade às mobilizações.

Nuevo Perú 15 out 2019, 12:09

Na semana passada, o presidente Lenin Moreno baixou uma série de medidas econômicas neoliberais que, entre outras coisas, contemplam a eliminação dos subsídios aos combustíveis e a liberalização de seus preços, aumentando assim os custos de produtos de primeira necessidade. Além disso, implementou reformas laborais que atentam contra os trabalhadores, como o corte nas férias e a flexibilização nas contratações. Tudo isso em cumprimento aos compromissos assumidos com o Fundo Monetário Internacional (FMI), entidade conhecida pelas políticas de ajuste que impõe aos países a fim de multiplicar os lucros das transnacionais com o apoio de governantes inescrupulosos.

Ante estas medidas, distintas organizações do povo equatoriano se mobilizaram massivamente em diferentes pontos do país exigindo o fim do “paquetazo” e a renúncia do presidente Moreno e seus ministros. O governo respondeu com violência decretando “Estado de Exceção” por 60 dias, habilitando a Polícia e as Forças Armadas para que assumam o controle em todo o território nacional, suspendendo o direito à liberdade de associação e reunião. Longe de estender pontes de diálogo, ontem 7 de outubro, Lenin Moreno transferiu a sede do governo a Guayaquil, de onde seguiu estigmatizando e desqualificando o movimento com a cumplicidade da imprensa.

Nem o Estado de Exceção nem a covardia de Moreno e seus aliados detiveram a população equatoriana que permanece mobilizada. Destaca-se a ação do movimento indígena que protagonizou uma multitudinária mobilização em Quito. Como em outros momentos de sua história, indígenas, estudantes universitários, mulheres e trabalhadores reagiram dignamente tomando ruas e praças para enfrentar os traidores de turno. .

Como Movimiento Nuevo Perú, manifestamos nossa solidariedade à justa mobilização do povo equatoriano e condenamos a violência desmedida e sistemática da Polícia e Forças Armadas. Exortamos às instancias internacionais e à Chancelaria peruana a pronunciar-se frente à violência desatada, procurando que se imponha o Estado de direito. A luta do povo equatoriano e suas organização é a luta de nossa América pelo bem vivem, a dignidade e a esperança. Contem conosco para que sua voz ressoe mais forte, a imposição neoliberal não passará.

Lima, 8 de outubro de 2019

Movimiento Nuevo Perú


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!