O dia dos professores: nossos lutadores

Temos orgulho de compartilhar, com centenas de educadores socialistas, nos sindicatos e movimentos de educação popular como a Rede Emancipa, as lutas pela transformação do Brasil.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 14 out 2019, 17:41

Dedicamos este editorial a uma das principais e mais combativas categorias de nosso país. Nesse dia 15 de outubro, celebramos o dia das professoras e professores: centenas de milhares de profissionais dedicados, que enfrentam duras condições para alcançar as localidades mais distantes do interior do Brasil e das periferias das grandes cidades.

Enfrentando jornadas extenuantes com baixíssimos salários e trabalhando também em casa, muitas vezes sem remuneração, para preparar aulas e corrigir provas e atividades, as professoras e professores são abnegados e verdadeiros heróis para o povo brasileiro, que estimulam nossas crianças e jovens a aprender, além de carregar, nas universidades, a responsabilidade de conduzir a pesquisa, a inovação e produzir ciência e tecnologia para nosso país.

Bolsonaro transforma os professores brasileiros em inimigos

Além de enfrentar seus desafios profissionais diários, o sucateamento do ensino público, a violência e os tiroteios no interior das escolas e nos bairros (como diariamente no Rio de Janeiro), a baixa remuneração e pouca valorização profissional, agora o professorado brasileiro precisa lidar com os ataques da extrema-direita, que quer transformar os educadores em inimigos públicos que pervertem as crianças ou em nababos privilegiados – “zebras gordas”, nas palavras do ministro Weintraub – que difundem ideologia nas universidades.

O governo Bolsonaro segue a tradição da extrema-direita e busca criar um inimigo interno necessário para a coesão de sua base: o professor. Atacados pela retórica obscurantista e reacionária de políticos e negociantes travestidos de religiosos, os professores sentem os efeitos da intimidação de projetos como “Escola sem partido”, o impulso à militarização de escolas, os cortes orçamentários nas universidades e no sistema de pós-graduação e pesquisa.

Como se não fosse o bastante, professores e estudantes precisam lidar com a intimidação de políticos em incursões nas escolas, como as recentemente promovidas pelos deputados Daniel Silveira e Rodrigo Amorim, do PSL, no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro – de onde foram, aliás, expulsos pelos estudantes.

A educação se levanta em todo o Brasil

Ao mesmo tempo, as professoras e professores, em conjunto com os estudantes e pesquisadores, têm sido a vanguarda das lutas contra o autoritarismo e os ataques neoliberais de Bolsonaro. Nas jornadas de luta de 15 e 30 de maio, um primeiro e potente recado foi dado.

Este é o momento de unificar a luta da educação para derrotar o modelo de privatização e obscurantismo liderado conduzido por Weintraub. De nossa parte, temos orgulho de compartilhar, com centenas de educadores socialistas, nos sindicatos e movimentos de educação popular como a Rede Emancipa, as lutas pela transformação do Brasil. Em seu exemplo diário de abnegação e compromisso com as novas gerações e com o futuro nos inspiramos para seguir.


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!