Toda a solidariedade às mobilizações em Hong Kong e à Secretaria de Relações Internacionais do PSOL

Aos 70 anos da Revolução Chinesa, toda a solidariedade as mobilizações democráticas de Hong Kong!

Franco Machado 4 out 2019, 16:39

Por conta das atividades com o dirigente sindical socialista Nathan Leung de Hong Kong, demitido do HSBC, sobre a recente onda de mobilizações na ilha que repercutiram na China continental e em todo o mundo a Secretaria de Relações Internacionais do PSOL, tendências internas do partido e organizações como o PSTU vem sendo duramente atacadas na “esquerda”.

Com a alcunha de “vergonha” e toda a sorte de simplificações as contradições do processo político que ocorre em Hong Kong são exageradas ao extremo e setores internos do PSOL e militantes do PCB, por exemplo, tentam de toda a forma a interdição do debate quando não requentam preconceitos e perseguições contra as organizações trotskistas que datam da década de 1930.

A partir da distorção dos fatos, da aparência, como a existência de bandeiras dos EUA e do Reino Unido estariam definidos que as mobilizações seriam pró-imperialistas ou capturadas politicamente pelo imperialismo. É um fato inegável a histórica ligação da Hong Kong com imperialismo Inglês, bem como as contradições de um processo de integração a China continental que se inicia em 1997 e que pode provocar, ainda hoje, choques e fissuras entre frações das elites econômicas e políticas. Contudo, parece-nos claro que a grande concentração de capital na ilha, a crescente desigualdade são motores sociais de um processo de mobilização, que em última instância se explica pela velha e boa luta de classes.

Isso não quer dizer que setores do imperialismo tradicional, como Trump, não possam se aproveitar conjunturalmente do processo para beneficiar alguns setores da burguesia norte-americana na guerra comercial com a China.

A pergunta que fica: existem revindicações democráticas e pela melhoria das condições de vida e trabalho do povo e de importantes setores da juventude? Os meses de mobilizações evidenciam que sim, existem revindicações democráticas que se chocam com os interesses políticos e de classe de uma plutocracia internacionalizada associada ao Partido-Estado de Pequim.

Os malabarismos teóricos para negar a natureza de classe burguesa do Estado Chinês, nos levam a concepções revisionistas tais como Socialismo com caracteristicas chinesas e Socialismo de mercado. O debate é interditado de todas as formas possíveis por toda a espécie de new stalinismo que segue uma lógica Bipolar e etapista da guerra fria. O troskismo não se furta em caracterizar as contradições dos processos, mas aposta na luta de classes para elevar o nível de consciência e se filia ao melhor da intelectualidade e das correntes revolucionárias e progressistas para alem de suas filheiras. O geógrafo marxista David Harvey, aponta uma luz, quando qualifica a China como neoliberalismo com caracterisiticas chinesas.

Aos 70 anos da Revolução Chinesa, toda a solidariedade as mobilizações democráticas de Hong Kong!!!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão