Sobre a crise no Oriente Médio

Roberto Robaina escreve sobre o assassinato do general iraniano Qassim Suleimani pelos Estados Unidos.

Roberto Robaina 4 jan 2020, 22:07

A crise atual do Oriente Medio pode estar mostrando o enfraquecimento da hegemonia dos EUA no mundo e desnudando, certamente, quem são os verdadeiros responsáveis pela ameaça à paz.

Kissinger, um famoso estrategista dos interesses do imperialismo norte-americano, escreveu em seu livro sobre a Nova Ordem Mundial acerca de quatro prováveis catalisadores de uma conflagração mundial de larga escala. Entre elas está o crescimento do conflito no Oriente Médio com o crescimento da força e da influência do Irã como país independente. Do ponto de vista de Kissinger é claro que este risco deve ser evitado. Afinal, a base do poder norte-americano está em impedir a verdadeira independência nacional de inumeros países. 

Eis a razão imperial de Trump e do Pentágono para promoverem o assassinato do líder militar iraniano cuja atividade influenciava toda a região. Tratou-se, na prática, de uma declaração de guerra, com os métodos típicos do terrorismo de Estado. Assim, com tal ação, foi dada uma prova precisamente de que a guerra em larga escala é a opção para a qual pode nos conduzir o domínio do capital norte-americano ao não aceitar perder seu controle militar do Oriente Médio, cujo risco se expressa na perda de suas bases militares e na expulsão de suas tropas. 

Veremos nos próximos dias se o parlamento iraquiano dará o passo de votar a expulsão de seu território das tropas dirigidas por Trump. Será uma decisão justa, na medida em que foi a guerra contra o Iraque – promovida por Bush sob a falsa acusação do envolvimento do país com o atentado de 11 de setembro – que agravou a violência na região e tem inibido as possibilidades de avanços democráticos no próprio Irã, no Iraque, na Síria, que só podem ocorrer com a autodeterminação dos povos.

Por fim, aqueles que ainda de boa fé pensam que os governos dos EUA defendem valores democráticos, deveriam se perguntar por que então os governos deste país não se opõem à monarquia da Arábia Saudita que sequer disfarçou sobre o assassinato, no interior mesmo da embaixada da Turquia, de Jamal Khashoggi, jornalista que vivia nos EUA e era independente do regime ditatorial. Até a CIA reconheceu que o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman foi o mandante do assassinato. Mas tudo ficou por isso mesmo. Mais que isso: Trump copia a prática do príncipe e resolveu promover o assassinato de seus opositores no exterior. Eis o real que não se pode desconhecer.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão