Sâmia Bomfim denuncia Governo de SP por não fazer testes do coronavírus em profissionais de saúde

MPF determinou que Governo realize testes em funcionários que apresentem “síndrome gripal”.

Equipe Sâmia Bomfim 26 mar 2020, 18:17

A deputada federal Sâmia Bomfim apresentou uma denúncia no Ministério Público Federal contra o Governo do Estado de São Paulo, que não cumpriu uma ordem determinada pelo próprio MPF.

Veja aqui a representação em PDF

O órgão recomendou a realização de testes de diagnóstico do coronavírus apenas nos profissionais de saúde que apresentem “síndrome gripal”, segundo a recomendação de número 09/2020, com referência ao Procedimento Administrativo número 1.16.000.000537/2020-14.

No entanto, David Uip, que é médico e coordenador do Centro de Contingência para a Doença do Governo de São Paulo, tem afirmado em entrevistas à imprensa que a rede pública de São Paulo vai realizar testes de coronavírus apenas em pacientes graves.

“Isso é muito complicado porque é uma posição contrária à decisão do MPF e deixa os funcionários de saúde apreensivos, porque não sabem se estão ou não infectados com o Coronavírus”, afirma a deputada.

Também assinam a deputada estadual Monica Seixas e a psicóloga sanitarista Luana Alves.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!