Dois inimigos para o povo combater, o coronavírus e o bolsonarismo

Bolsonaro é o grande empecilho para que o Brasil enfrente a pandemia.

Naide Pacheco e Rigler Aragão 7 abr 2020, 20:49

Bolsonaro não dá trégua, a todo momento, tenta desestabilizar a estratégia, do ministério da saúde, que é orientada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde início da aplicação das orientações da OMS, Bolsonaro tem dado declarações criticando tais orientações, gerando falsos debates, principalmente, em relação ao isolamento social, além de minimizar, as consequências da Covid 19. Até manifestações foram convocadas para tentar desestabilizar nos estados as orientações dos governadores e prefeitos. Agora, ele inicia uma briga mesquinha, com o ministro da saúde, movida por inveja e miopia política que atrapalha o combate a covid 19.

Bolsonaro é o grande empecilho para que o Brasil enfrente a pandemia. Sem a sua queda, as consequências da pandemia no Brasil podem chegar a uma situação catastrófica. A saída dele pode acontecer através de um impeachment ou renúncia. Não acredito em renúncia, esperar que um egocêntrico, mesquinho e louco, como Bolsonaro, renuncie me parece um grande erro político, uma total falta de compreensão da situação. Só haveria a possibilidade de renúncia se houvesse uma situação eminente de perda do poder, que poderia ser por uma revolução ou um impeachment. Portanto, pressionar para que Rodrigo Maia abra um processo de impeachment criaria um processo de mobilização sobre a permanência de Bolsonaro e o aprofundamento da experiência da classe trabalhadora com o projeto ultraneoliberal conduzido pela ultradireita. Um novo cenário mais propicio a esquerda poderia surgir.

Se o governo quisesse fazer algo realmente bom para as pessoas e para a economia, ele já deveria ter iniciado o pagamento da renda básica emergencial. Isso é o que tem de mais urgente para o isolamento social se efetivar, é essencial que todos tenham o direito de permanecer em casa; ficar em casa não pode ser um privilégio de poucos que não precisam se preocupar de como vão conseguir comida. Por isso, a renda básica é uma ação que poderia estar sendo cumprida, o governo dispõe de informações de quem poderia ter recebido desde semana passada. Atrasar este pagamento é, no mínimo, brincar com a saúde de milhões de pessoas.

Entretanto há quem se aproveite desta situação para ficar mais rico. Vivemos em um país com os maiores índices de desigualdade sociais do planeta; segundo a OXFAM 2017, cerca de 0,7% da população concentra 45,6% da riqueza. Isso é importante para compreendermos, por que, o governo se preocupa mais com a economia do que com as vidas de milhares de pessoas. As medidas econômicas até este momento foram viabilizadas para estes 0,7% da população, que são banqueiros, especuladores do mercado financeiro e megaempresário, para eles bilhões já foram liberados imediatamente através do banco central e BNDES. Como se não bastasse, o governo criou medida provisória para reduzir salários ou suspender contratos de trabalho. Realmente vamos esperar que este governo proteja o povo?

O contexto social que a pandemia chegou ao Brasil é muito difícil. Nos últimos anos vimos a perda de vários direitos sociais com as reformas trabalhistas, da previdência, congelamento e redução de investimento em áreas sociais, como saúde e educação, além de um forte aumento da informalidade. Tudo isso sem contar que temos um presidente que não acredita na ciência. Esse momento também deve servir para refletirmos o quanto as políticas neoliberais enfraqueceram o estado e deixou o povo mais desprotegido socialmente para situações adversas.

Em meio a pandemia é necessário a exigência de medidas que dê segurança a todos e todas. As demissões devem ser proibidas durante a pandemia e a renda básica paga imediatamente; os leitos dos hospitais privados devem ficar sob controle do SUS e não o contrário, vários hospitais de campanha estão sendo construídos com dinheiro público mas serão geridos por Organizações Socias OS (empresas privadas); os trabalhadores da saúde precisam de EPI e outros equipamentos para salvar vidas, por isso, é preciso que a indústria brasileira produza estes equipamentos, assim como acontece em outros países em que houve conversão na indústria para suprimir a falta de equipamentos para os hospitais. O Enem deve ser suspenso para que milhares de estudantes da rede pública não sejam prejudicados.

Sobre a crise entre Bolsonaro e Mandeta ficou claro que rolou uma negociação, uma intermediação. Após a crise o Ministério da Saúde anunciou que vai orientar a redução do isolamento social em estados que não estão com seus equipamentos de saúde sobre carregados. Isso pode levar a um impulso do contágio, pois, estamos em momento inicial do contágio como vários infectologistas vêm afirmando.

Portanto, o isolamento social é a melhor medida de combate ao contágio, estamos falando de um vírus que não tem vacina e nem medicamentos para tratar a infecção causada no corpo humano. Logo, a melhor forma de combater é a prevenção para que não haja uma super proliferação de contaminação e, com isso, sobre carga dos equipamentos de saúde e potencialização da mortandade.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão