Impunidade é licença para matar no campo

Sobre os 24 anos de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás.

Max Costa e Yasmin Loureiro 17 abr 2020, 18:38

24 anos depois do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 trabalhadores rurais sem-terra foram assassinados no Estado do Pará, a impunidade ainda reina, é uma das principais inimigas da Reforma Agrária e representa uma licença para matar no campo. Dos 155 policiais envolvidos diretamente nos assassinatos, apenas dois tiveram condenações judiciais, e o principal mandante do crime, o então governador Almir Gabriel (PSDB), morreu sem sequer ter sentado no banco dos réus, e levou para o túmulo o beneplácito com que a Justiça brasileira trata os poderosos criminosos.

Uma impunidade potencializada pelo Estado brasileiro, que não enfrenta a concentração de terras, não desenvolve políticas públicas de Reforma Agrária e criminaliza aqueles e aquelas, que legitimamente, lutam por um pedaço de terra para plantar, colher e sobreviver. Essa situação foi agravada no atual governo de Jair Bolsonaro, que investe no agronegócio, ataca a agricultura familiar e estimula os crimes no campo, com a liberação de armamento e apoio político para milícias armadas atacarem trabalhadores rurais, ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

É nesse cenário, construído pelos governos de plantão de 1996 até hoje, que a impunidade de Eldorado dos Carajás se construiu desde o dia do Massacre. O primeiro ato de ilegalidade se deu com a retirada dos corpos da cena do crime, feita pelos próprios policiais agentes do Estado, a mando do governador Almir Gabriel. Essa interferência no cenário do Massacre impossibilitou que as perícias fossem feitas de forma conclusiva, indicando a origem dos disparos e a autoria dos assassinatos.                                                                       

Após isso, inicia-se o processo de construção jurídica e, sobretudo, política da impunidade.  O próprio Procurador-Geral de Justiça do Estado à época, Manoel Santino do Nascimento, que deveria atuar a fim de garantir a lisura do Ministério Público do Estado no processo de investigação das devidas responsabilidades, inclusive do governador e do alto escalão do governo, teve uma conduta de promoção da impunidade e de preservação e proteção a Almir Gabriel, afastando os dois promotores inicialmente responsáveis pelo caso, que pretendiam responsabilizar o comando do governo. O governador tucano também foi isentado de responsabilidade pelo então encarregado pelo inquérito policial militar, Coronel João Paulo Vieira.

A premiação pela impunidade veio anos depois. Manoel Santino foi nomeado pelo Governador Almir Gabriel, em seu segundo mandato, como Secretário Especial de Governo e também de Defesa Social, enquanto que o Coronel Vieira foi nomeado Chefe da Casa Militar do Estado.

Importante ressaltar que a ação assassina de desobstrução da via onde os trabalhadores rurais estavam, não se deu através de cumprimento de decisão judicial, mas por ordem direta do governador para o comando da Polícia Militar do Estado, tornando por lógica Almir Gabriel e a alta cúpula do governo responsáveis e mandantes do crime.

Mas a impunidade não se resumiu à Almir Gabriel e ao alto escalão do governo. Na primeira sessão do Tribunal do Júri, em agosto de 1999, presidida pelo Juiz Ronaldo Valle, foram absolvidos os oficiais responsáveis pela operação: Coronel Mário Colares Pantoja, Major José Maria Pereira de Oliveira e Capitão Raimundo José Almendra Lameira.   

A sessão durou três dias e foi acusada pelo MST, advogados e promotoria de ter havido cerceamento dos poderes da acusação, com impedimento da utilização de documentos juntados ao processo em prazo legal pela acusação. Além disso, o próprio Juiz Ronaldo Valle interferiu na votação do Conselho de Sentença, o que levou a absolvição dos 3 acusados. Após a denúncia, o julgamento dos demais réus foi suspenso e, no ano seguinte, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará determinou a anulação do primeiro julgamento.

Após 17 dos 18 juízes da Comarca de Belém terem negado a participação no processo, alegando suspeição por terem simpatia pelos policiais militares e aversão aos trabalhadores rurais e o MST (o que interferiria no decurso do processo), foi nomeada a juíza Eva do Amaral Coelho que realizou um novo julgamento apenas no ano de 2002, quando foram julgados 144 policiais militares, a maioria praças, e os 3 oficiais comandantes da operação. 

O júri popular absolveu 142 desses policiais (sendo um dos oficiais responsáveis) e condenou apenas dois: O Major Oliveira e o Coronel Pantoja. A absolvição em massa foi marcada por inúmeras denúncias de intimidação e ameaças de morte, recebidas tanto por testemunhas quanto por membros do júri popular, conforme relatou amplamente a imprensa à época. Porém, o poder judiciário do Pará sequer cogitou a anulação deste segundo julgamento.    

Em 2004, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará decidiu em manter, após recursos tanto da defesa quanto da acusação, a condenação e sentença dos 2 réus e a absolvição dos restantes, ficando o Major Oliveira com uma condenação de 158 anos de prisão e o Coronel Pantoja condenado a 228 anos de prisão. Isso não significou, no entanto, em efetividade da pena, pois seguiu-se longos anos de manobras judiciais de protelação do cumprimento da sentença por parte dos réus, que seguiram aguardando em liberdade.

Até que em 2012, o ministro Gilmar Mendes do STF, em decisão liminar e em face dessas tentativas de retardar a efetividade da sentença, determinou que os processos retornassem ao Estado do Pará para imediato início do cumprimento da pena de prisão. No entanto, essa decisão não significou o fim da impunidade no caso, já que o Coronel Pantoja conseguiu, em 2016, a mudança do cumprimento da pena para prisão domiciliar, alegando problemas de saúde.

Assim, ao longo de 24 anos, o processo do Massacre de Eldorado dos Carajás foi eivado de irregularidades, manobras políticas e impunidade de um Estado, que viola direitos e segue definindo as condutas consideradas crimes e selecionando pela condição de classe, raça etnia e território, aqueles e aquelas que serão taxados e estigmatizados como criminosos.

O Estado que estimulou a impunidade de Eldorado dos Carajás e dá licença para matar no campo é o mesmo que estimula as chacinas nas periferias, que prende Rafael Braga, que desparece com Amarildo, e que até hoje não identificou quem mandou matar Marielle Franco.

Neste 17 de abril de 2020, é importante lembrar a memória dos que tombaram na Curva do S, em Eldorado dos Carajás, destacando a necessidade urgente de Reforma Agrária e de unidade das lutas do campo e da cidade contra esse sistema opressor e explorador, que viola e mata aqueles e aquelas que lutam por direitos, como terra, trabalho e cidadania.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão