Sâmia Bomfim apresenta projeto de lei para suspender mensalidades durante a quarentena

Sâmia Bomfim apresenta projeto de lei para suspender mensalidades durante a quarentena

Estudantes que perderam o emprego na pandemia não conseguem quitar as dívidas escolares.

Equipe Sâmia Bomfim 19 abr 2020, 16:49

A deputada Sâmia Bomfim apresentou um projeto de lei para suspender as mensalidades do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES) durante a quarentena.

Saiba mais aqui

O mandato da deputada atendeu a uma demanda do coletivo Juntos!, formado por jovens universitários. Muitos estudantes procuraram a deputada e o coletivo para pedir auxílio, porque perderam seus empregos na pandemia do Covid-19 e não têm mais condições de arcar com as mensalidades do FIES.

“Estamos vivendo um momento muito difícil tanto do ponto de vista sanitário como econômico. Além de garantir que as pessoas fiquem em casa e com saúde, precisamos dar condições para que elas não fiquem superendividadas. Muita gente já perdeu o emprego por causa da pandemia, e é desumano exigir que elas tenham que arcar com os FIES, sem ter condições para isso”, afirma Sâmia.

O PL também prevê que o estudante possa solicitar a suspensão do pagamento das mensalidades, que serão incorporadas no débito do financiamento, sem incidência de juros.

Artigo originalmente publicado no site da deputada.

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Na 16ª edição, estão disponíveis dois dossiês. No primeiro, sobre o ecossocialismo, podem-se se encontrar as recentes teses de Michael Löwy, além de uma entrevista com o sociólogo e dirigente da IV Internacional. Também publicamos uma entrevista com Zé Rainha, dirigente da FNL, sobre sua trajetória de luta e os desafios dos socialistas no Brasil; uma entrevista com Antônia Cariongo, dirigente quilombola e do PSOL-MA; e artigos de Luiz Fernando Santos, sobre a lógica marxista e a Amazônia, e de Marcela Durante, do Setorial Ecossocialista do PSOL. O segundo dossiê traz algumas análises iniciais sobre a pandemia de coronavírus. Há artigos de Mike Davis e Daniel Tanuro; documentos do MES e do Bureau da IV Internacional; além de uma densa análise de nossas companheiras Evelin Minowa, Joyce Martins, Luana Alves, Natália Peccin Gonçalves, Natalia Pennachioni e Vanessa Couto e de um artigo do camarada Bruno Magalhães. A seção de depoimentos traz um instigante artigo de Pedro Fuentes sobre a história de seu irmão Luis Pujals, o primeiro desaparecido político da história da Argentina. Já a seção internacional traz uma análise do sociólogo William I. Robinson sobre a situação latino-americana.