Sâmia Bomfim apresenta projeto de lei para suspender mensalidades durante a quarentena

Estudantes que perderam o emprego na pandemia não conseguem quitar as dívidas escolares.

Equipe Sâmia Bomfim 19 abr 2020, 16:49

A deputada Sâmia Bomfim apresentou um projeto de lei para suspender as mensalidades do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES) durante a quarentena.

Saiba mais aqui

O mandato da deputada atendeu a uma demanda do coletivo Juntos!, formado por jovens universitários. Muitos estudantes procuraram a deputada e o coletivo para pedir auxílio, porque perderam seus empregos na pandemia do Covid-19 e não têm mais condições de arcar com as mensalidades do FIES.

“Estamos vivendo um momento muito difícil tanto do ponto de vista sanitário como econômico. Além de garantir que as pessoas fiquem em casa e com saúde, precisamos dar condições para que elas não fiquem superendividadas. Muita gente já perdeu o emprego por causa da pandemia, e é desumano exigir que elas tenham que arcar com os FIES, sem ter condições para isso”, afirma Sâmia.

O PL também prevê que o estudante possa solicitar a suspensão do pagamento das mensalidades, que serão incorporadas no débito do financiamento, sem incidência de juros.

Artigo originalmente publicado no site da deputada.

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!