Sâmia Bomfim apresenta projeto de lei para suspender mensalidades durante a quarentena

Estudantes que perderam o emprego na pandemia não conseguem quitar as dívidas escolares.

Equipe Sâmia Bomfim 19 abr 2020, 16:49

A deputada Sâmia Bomfim apresentou um projeto de lei para suspender as mensalidades do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES) durante a quarentena.

Saiba mais aqui

O mandato da deputada atendeu a uma demanda do coletivo Juntos!, formado por jovens universitários. Muitos estudantes procuraram a deputada e o coletivo para pedir auxílio, porque perderam seus empregos na pandemia do Covid-19 e não têm mais condições de arcar com as mensalidades do FIES.

“Estamos vivendo um momento muito difícil tanto do ponto de vista sanitário como econômico. Além de garantir que as pessoas fiquem em casa e com saúde, precisamos dar condições para que elas não fiquem superendividadas. Muita gente já perdeu o emprego por causa da pandemia, e é desumano exigir que elas tenham que arcar com os FIES, sem ter condições para isso”, afirma Sâmia.

O PL também prevê que o estudante possa solicitar a suspensão do pagamento das mensalidades, que serão incorporadas no débito do financiamento, sem incidência de juros.

Artigo originalmente publicado no site da deputada.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!