Sâmia e a bancada do PSOL pedem a cassação de Carla Zambelli

A deputada bolsonarista quebrou o decoro parlamentar ao negociar uma vaga no STF com Sergio Moro.

Equipe Sâmia Bomfim 28 abr 2020, 17:15

A bancada do PSOL protocolou nesta segunda (27/04) representação na Câmara Federal contra a deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP) por tentar evitar investigações contra o clã Bolsonaro na Polícia Federal e negociar uma vaga no Supremo Tribunal Federal para o ex-ministro Sérgio Moro.

Veja a representação

“Zambelli assumiu em rede nacional na CNN que solicitava informações a Moro sobre investigações a respeito de autoridades. É inadmissível que isso seja tratado com naturalidade. É um crime que uma autoridade de outro poder use sua relação no Executivo para obter informações privilegiadas. Isso se soma ao fato de que tentou interferir na escolha do diretor da Polícia Federal barganhando uma vaga no STF. É corrupção da mais nojenta e não vamos aceitar”, afirma a líder do PSOL, Fernanda Melchionna (RS).

Sérgio Moro exibiu mensagens que trocou por WhatsApp com Zambelli. A deputada afirmou: “Vamos marcar com o presidente no Alvorada. A gente conversa e ele lhe garante a vaga no STF este ano”. A própria deputada exibiu mensagens que trocou com o então ministro da Justiça, confirmando que participava ativamente das negociações para evitar as investigações contra o clã Bolsonaro, através no aparelhamento e controle político da Polícia Federal. Além disso, Zambelli também sugere que o Moro aceite a mudança no comando da PF em troca de uma vaga no Supremo.

Para o PSOL, Carla Zambelli é mais uma peça na engrenagem que tem por objetivo blindar o presidente da República e seus aliados diante das investigações da Polícia Federal. Além de tipos penais, Zambelli praticou conduta incompatível ou atentatória ao decoro parlamentar, abusando das prerrogativas constitucionais e violando o Código de Ética e Decoro. O caso deve ser investigado pela Corregedoria e Conselho de Ética da Câmara.

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfim.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!