PSOL pede visita emergencial de comissão de Direitos Humanos ao Brasil por gestão catastrófica de Bolsonaro

Solicitação foi feita diante da gestão de Jair Bolsonaro em relação à pandemia de COVID-19.

Equipe Fernanda Melchionna 20 maio 2020, 17:59

Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados enviou uma solicitação, no último domingo (17), à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) de uma visita emergencial ao Brasil diante da catastrófica gestão de Jair Bolsonaro em relação à pandemia de COVID-19.

Motivação foi a segunda alteração no comando do Ministério da Saúde em menos de um mês, oficializada após a demissão de Nelson Teich. Os parlamentares solicitam que uma delegação da Comissão Interamericana visite, com urgência, o país para averiguar a situação de desmonte e descontinuidade do sistema público de saúde, em meio à pandemia.

A carta foi endereçada ao presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Joel Hernandez Garcia, e foi copiada ao secretário executivo da CIDH, o brasileiro Paulo Abrão.

Dados oficiais indicam que foram registradas já mais de 14 mil mortes provocadas pela Covid-19 e mais de 200 mil casos confirmados da doença em todo o País. O Brasil, lamentavelmente, é um dos países onde a curva epidêmica cresce mais aceleradamente, e onde a resposta do poder público tem causado maior preocupação.

“É nesse cenário dramático que o presidente Jair Bolsonaro se isola como um dos últimos líderes negacionistas. Jair Bolsonaro confronta e menospreza as orientações das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, que vão no sentido de promover medidas de contenção, distanciamento social, restrição da circulação de pessoas, colocando em risco a vida dos brasileiros e brasileiras”, afirma o PSOL no pedido de visita emergencial.

Citando a recente Resolução da CIDH sobre “Pandemia e Direitos Humanos nas Américas”, as deputadas e deputados do PSOL também pedem que a Comissão se pronuncie com urgência sobre a conduta do governo Bolsonaro em relação à pandemia.

Também reiteram os pedidos apresentados em uma denúncia feita no último dia 17 de abril em conjunto com dezenas de entidades, professores, juristas, parlamentares e diferentes figuras públicas. Naquela ocasião, denunciaram o Estado brasileiro por violações cometidas por Bolsonaro aos direitos à saúde, à vida e à informação clara, precisa e cientificamente embasada sobre as ações, articulações e políticas públicas eficientes de combate à COVID-19.

Artigo originalmente publicado no site da deputada Fernanda Melchionna.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão