Vencemos a primeira etapa da luta para derrubar Bolsonaro

Encerrado o primeiro ciclo.

Roberto Robaina 21 jun 2020, 17:27

Os atos deste domingo (21) encerraram um primeiro ciclo da luta pela derrubada de Bolsonoro. Só um primeiro ato. Durante os meses iniciais do ano, a extrema direita estava se manifestando nas ruas em favor do governo genocida. Algumas manifestações de março e abril chegaram a ser relativamente fortes, não de massas, mas com base social de classe média comerciante e afins, querendo flexibilizar as regras de distanciamento (em verdade, liquidar com elas).

Naquele momento, a aparência era de que apenas a canalha bolsonarista tinha poder de convocatória. Os manifestos e as notas de repúdio contra Bolsonaro estavam cansando, cuja ineficácia mostrava que as redes são úteis mas não podem substituir as ações de rua. Até que se saiu. Primeiro, sozinho, um grupo de antifascistas de Porto Alegre, confrontando os bolsonaristas em frente ao quartel. As manifestações do governo já estavam fracas. No dia 31 de maio, em SP, os antifascistas, puxados pela torcida do Corinthians, ganharam nas ruas dos fascistas em número e em determinação.

Era já a mudança na relação de forças nas ruas. Acabara a ideia de que os bolsonaristas teriam mais força nas ruas. No domingo seguinte, a prova foi completa. Apesar da tentativa de uma parte da esquerda de desmobilizar, no dia 7 de junho, impulsionados por SP e na esteira da rebelião negra nos EUA, protestos antirracista e antifascista, e pelo Fora Bolsonoro, foram a marca do país de norte a sul. As manifestações bolsonaristas quase não existiriam. Foram elas que ficariam encolhidas desde então.

Neste domingo (21), encerra-se o ciclo, cuja a definição é a do ciclo em que os bolsonaristas perderam o domínio das ruas. Eles podem seguir fazendo seus atos. Serão pequenos. Serão isolados. Não terão apoio. Poderemos fazer alguns manifestos, mas já deixamos claro que não lutaremos apenas com manifestos. Nem apenas nas redes. Bateremos panela; faremos manifestos; utilizaremos as redes. E iremos às ruas quando for o caso.

Hoje, em razão da pandemia, já fomos em menor número. Fomos ainda com mais cuidados com o distanciamento social. No próximo domingo, nem deveremos ir por conta de que o ciclo encerrado já tem seu balanço claro e porque temos de contribuir para que a tragédia da saúde não aumente. Mas estamos atentos. E voltaremos assim que avaliarmos necessário.

E quando voltarmos, será com muito mais gente. Será para o ato seguinte, para o ato final: o da queda de Bolsonaro e sua milícia.


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!