Nota de solidariedade aos ex-membros da Vanguarda Socialista – Ação Subversiva

Repudiamos qualquer forma de ameaça de “retaliação” e demonstramos total solidariedade aos companheiros e companheiras.

Vários Autores 1 set 2020, 12:41

No movimento socialista é comum haver processos de rupturas em organizações políticas. Nestes processos, só há ganho de experiência quando há uma superação crítica. No dia 19 de agosto, boa parte dos companheiros e companheiras que construíram a Vanguarda Socialista-Ação Subversiva declararam saída do grupo. Em nota pública, realizaram um balanço crítico reconhecendo tanto os acúmulos práticos e políticos
adquiridos nos anos de militância, quanto apontando seus profundos limites e deficiências organizacionais e programáticas.

Os membros que permaneceram no grupo publicaram uma nota em resposta, afirmando que não admitiriam “posturas caluniosas em relação à organização” e que, caso os membros que saíram continuassem com tais posturas, retaliariam “publicamente seus principais autores”. Assim, a nota de resposta deslegitima as críticas feitas por aqueles que saíram do grupo (que constituíam sua maioria) e apresenta um lamentável e inaceitável tom de ameaça. Consideramos esta postura totalmente incoerente, não apenas com o movimento estudantil, mas com o movimento socialista como um todo. Não é comportamento adequado de uma organização política o uso de ameaças entre a esquerda socialista.

Diferenças e críticas são necessárias às organizações e é isto que permite o nosso avanço. Não reconhecer as divergências que levaram os companheiros a sair do grupo como legítimas é uma maneira muito ruim de lidar com um processo de divisão.

Repudiamos qualquer forma de ameaça de “retaliação” e demonstramos total solidariedade aos companheiros e companheiras que saíram. A luta política se dá através de críticas e debates que nos permitem a superação e o avanço, sempre nos marcos do respeito às nossas diferenças.

Assinam esta nota:
Movimento Esquerda Socialista (MES)/PSOL
Juntos!
Comuna/PSOL
Resistência/PSOL
Afronte!
Insurgência/PSOL
Coletiva Rebelião/PSOL
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Juventude Faísca – Anticapitalista e Revolucionária


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão