A derrota de Trump é uma vitória de toda humanidade

O “Fora, Trump” tornou-se realidade finalmente: uma derrota com sabor amargo também para Bolsonaro.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 7 nov 2020, 15:45

Pouco depois das 13 horas, no horário de Brasília, do sábado 7 de novembro, a imprensa estadunidense confirmava a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump. Com a vitória anunciada na Pensilvânia e em Nevada, Biden alcança mais do que os 270 delegados necessários para impor-se no Colégio Eleitoral. O mundo inteiro festeja não tanto por sua vitória, mas pela derrota de Trump e do atraso histórico que ele representa.

Depois de uma semana tensa, com resultados controversos e com a apuração se arrastando por dias, por conta de um sistema eleitoral antidemocrático, cheio de travas e complicações, Biden venceu com uma margem muito menor do que previam as pesquisas, apesar de ter alcançado a maior votação da história do país na contagem dos votos totais. Trump, por sua vez, tem contestado os resultados e ameaça levar à Suprema Corte a definição dos resultados, estimulando a ação de grupos de choque armados nas ruas, como os que desfilaram, ao longo dos últimos dias, em frente aos locais de apuração no estado do Arizona.

As ameaças de Trump devem ser combatidas nas ruas, mas o que se verificou foram protestos pela contagem de todos os votos, com o setor mais trumpista concentrado nos interiores mais atrasados, áreas rurais e com peso demográfico maior de homens brancos. Nos setores mais dinâmicos da sociedade, nas grandes cidades e núcleos urbanos, o repúdio a Trump é amplamente majoritário nas ruas e nas urnas. Trump, ainda que queira, terá dificuldade para levar adiante sua atitude golpista.

O “Fora, Trump” tornou-se realidade, finalmente, materializando-se na vitória de Biden. Esta só foi possível porque houve a resistência das mulheres desde o primeiro dia de mandato, seguida pela ação de inúmeros movimentos sociais e de direitos humanos, além do agravamento da crise econômica pelo trato anticientífico e criminoso da pandemia (o país mantém a marca de cem mil novos casos diários) e da heroica rebelião da juventude negra contra a violência policial, iniciada em Mineápolis após o assassinato de George Floyd pela polícia.

A derrota de Trump tem sabor amargo para seu discípulo menor, o servil Jair Bolsonaro. Com seu estilo tragicômico, não escondendo sua subserviência ao imperialismo e a sua fração de extrema-direita, Bolsonaro chegou a dizer que “amava” Trump. Após as vitórias contra os golpistas e pinochetistas na Bolívia e no Chile, chegou a hora do amo de Bolsonaro dizer adeus.

Hoje é um dia de derrota para extrema-direita mundial. Neste editorial, não pretendemos escrutinar os elementos determinantes para essa nova situação, apenas celebrar e seguir acompanhando os desdobramentos políticos dos resultados eleitorais. Dedicamos o número recém-lançado da Revista Movimento para uma análise exaustiva desses cenários. Por agora, queremos afirmar o tamanho do impacto da derrota de Trump e suas inevitáveis consequências para nosso combate diário para derrotar Bolsonaro nas ruas e urnas.

O impacto mundial da derrota trumpista

A enorme repercussão da derrota trumpista percorre o planeta. Em primeiro lugar, é uma vitória da unidade democrática contra as forças da extrema-direita, do obscurantismo e do neofascismo. Perdem os déspotas que seguem a cartilha de Bannon e se acelera a experiência de massas com esses regimes mais autoritários, que não conseguiram responder à primeira etapa da crise sanitária. Trata-se de uma mudança colossal.

Em segundo lugar, esta é uma vitória do movimento negro, das mulheres, da ciência, de LGBTs, de imigrantes, como se pode notar cruzando os dados da votação do Partido Democrata. Foram eleitas, novamente, figuras como a enfermeira negra, líder do Black Lives Matter, Cori Bush, Alessandra Ocasio-Cortez e a deputada de origem palestina Rashida Tlaib. Trata-se, também, de uma vitória daqueles que não aceitam as fake news e o controle autoritário da imprensa.

É uma vitória, além disso, sobre a linha intervencionista da extrema-direita, que planejou golpes na Venezuela e na Bolívia e que dá bases para os setores mais violentos do terrorismo de direita anticastrista na Flórida e para os que reforçam a linha sionista de Netanyahu de esmagar a luta dos povos árabes e palestinos.
Há muitos motivos a comemorar, mesmo sabendo que os democratas não são alternativa e que não teremos qualquer confiança no futuro governo Joe Biden.

A polarização vai seguir

Entramos num novo estágio da crise política. A derrota de Trump animará oposições, movimentos sociais e democráticos de todo o planeta. A linha obscurantista e autoritária, expressão da crise orgânica no maior país do mundo sai menor, mas para nada está derrotada. A resiliência que Trump apresentou nas urnas é potente. Não apenas porque dá base de massas para movimentos supremacistas e racistas armados, ampliando o ódio social contra a classe trabalhadora, os negros e latinos, mas porque também expressa frustrações profundas dos estratos mais atrasados da classe trabalhadora exasperados pelo ajuste e pela crise do neoliberalismo, e galvanizados por uma pequena burguesia estreita e violenta. O mundo da finança também foi tolerante com Trump, ainda que Wall Street sempre deposite suas fichas nas duas máquinas, republicanos e democratas.

A polarização segue. Biden, em sua candidatura, apresentou-se como um líder fraco e provavelmente enfrentará um Senado hostil e uma maioria ajustada entre os deputados. O crescimento das ideias de esquerda, expressa nos programas de defesa da saúde pública, do meio ambiente e de aumento do salário mínimo, fincaram esperanças nas campanhas anteriores de Bernie Sanders e do DSA, que experimenta um crescimento exponencial. O movimento Black Lives Matter está no centro das atenções de todo o mundo. A própria votação, para ser válida, diante de uma corte suprema de maioria conservadora, precisará ser legitimada nas ruas. São as ruas que darão a última palavra

Lá e aqui: a vitória contra a extrema-direita é possível

Estamos a uma semana das eleições municipais. As pesquisas indicam que Bolsonaro e seus candidatos caem nas principais cidades. É o que indica a perda de liderança de Capitão Wagner em Fortaleza e a queda livre de Russomanno em São Paulo e de Crivella no Rio – todos, em particular os dois últimos, correndo sérios riscos de sequer ir ao segundo turno.

Há uma combinação de derrotas na América Latina, potencializadas, agora, pela derrota de Trump. Estes acontecimentos terão impacto em nosso país e estimularão o repúdio e a luta contra um Bolsonaro cada vez mais desgastado, como mostra o novo capítulo de sua estúpida cruzada contra as vidas dos brasileiros ao sabotar as possibilidades de imunização no país.

Em meio a uma crise econômica sem precedentes, engolfado pela inação, pela incompetência e pelas disputas no interior de sua imprestável camarilha ministerial, a cada semana, novas ações escandalosas marcam sua presidência desprezível: nos últimos dias, é o descaso com o povo do Amapá, sem eletricidade e desabastecido de água potável, alimentos e combustíveis.

Por tudo isso, temos agora uma dupla tarefa, que é varrer a extrema-direita e semear uma alternativa para o futuro. Imbuídos dessa responsabilidade e com o ânimo redobrado, vamos buscar ampliar o voto em nossas candidaturas em todo país para fazer Bolsonaro terminar derrotado como seu amo de Washington.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão